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dc.creatorOliveira, Rosemara de
dc.date.accessioned2020-11-24T19:57:15Z-
dc.date.available2020-11-24T19:57:15Z-
dc.date.issued2015-11-21
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rosemara de. Indisciplina no ambiente escolar. 2015. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22154-
dc.description.abstractThis research brings a reflection about indiscipline in the daily routine of the school nowadays. Indiscipline has been seen as a problem, as a transgression of the rules spread in the school system, which makes impossible an effective educational practice. Related to the disorder, failure to respect the rules of conduct and the lack of limits, discipline is generally student-centered and in their relations during the school day. The school is faced with a new generation of students who come into conflict with peers, teachers and the very rules of the institution. A reversal of important values is occurring and the family is largely responsible and is not fulfilling its role. In an attempt to minimize such conflicts the teacher needs to be in constant training to learn how to work with their students, or enhance their functions School is important to have a reflective dialogue through this and find solutions to the conflicts. This research shows data collected at the school through questionnaires which were reported by teachers and management team that most unruly students are those who have learning difficulties, but to ease this problem needs family be more present in school and also the inclusion of a psychologist at the school would be an effective measure for the whole school environment. Regarding the opinion of the students before the indisciplinary problem data showed that to reduce this issue to school need to invest in more interactive lessons to make the environment more pleasant classroom and contracts / negotiations with the students would be the most appropriate measure to indisciplinares solve the problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectValores sociaispt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSocial valuespt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleIndisciplina no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeIndiscipline school environmentpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa traz uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema, como desvio das normas disseminadas nos sistemas escolares, que inviabiliza a prática educacional. Relacionada à desordem, ao desrespeito referente a normas de conduta e à falta de limites, a indisciplina é geralmente centralizada no aluno e nas suas relações durante o cotidiano escolar. A escola se depara com uma nova geração de alunos que entra em conflitos com colegas, professores e regras da sociedade e da instituição. Está ocorrendo uma inversão de valores importantes e a família é a grande responsável por não estar cumprindo com seu papel. Na tentativa de amenizar tais conflitos o educador precisa estar em constante formação, aprimorando conhecimentos para saber como trabalhar melhor com os alunos dessa geração. Esta pesquisa mostra dados coletados na escola através de questionários onde foram relatados pelos professores e equipe gestora que a maioria dos alunos indisciplinados são os que apresentam dificuldades de aprendizagem, contudo para amenizar este problema precisa a família estar mais presente na escola e também a inserção de um psicólogo na escola seria uma medida eficaz para todo o ambiente escolar. Em relação a opinião dos alunos perante o problema indisciplinar os dados mostraram que para diminuir esta questão a escola precisa investir em aulas mais interativas para tornar o ambiente em sala de aula mais agradável e que contratos/negociações com os discentes seria a medida mais adequada para solucionar os problemas indisciplinares.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
dc.contributor.referee1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
dc.contributor.referee2Vincenzi, Silvana Ligia
dc.contributor.referee3Sahade, Roseli
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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