Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22144
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Macedo, Jaqueline Carlucci | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T19:55:17Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T19:55:17Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-04 | |
dc.identifier.citation | MACEDO, Jaqueline Carlucci. Ensino de química: a teoria aliada a experimentação no 2º ano do ensino médio de uma escola pública em Goioerê-PR. 2015. 43 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22144 | - |
dc.description.abstract | Chemistry is an instrument of human development being considered a means to interpret reality and interact with it, but is stigmatized by society because of the degree of difficulty. Facilitating the teaching-learning process can be aided through teaching tools, which include techniques for greater understanding of the contents, among them we can highlight the laboratory experimentation. The objective of this work is to emphasize the importance of practical activities linked theoretical activities in the discipline of chemistry, evaluating the vision of students as the level of learning. The study was conducted between the months of June and July 2015, in one of the public schools in the municipality of Goioerê-PR. Activities included the use of lecture and practice to the 2nd year of high school students, addressing the topic of acidic and basic substances, where theoretically it is expounded the contents and then practically ranked commercial substances in acid and base by colorimetry provided by red cabbage indicator. The results were satisfactory, as demonstrated the need to combine teaching techniques in order to stimulate the learning process. We conclude that in disciplines of science area is necessary to use different teaching techniques, so as to bring students from reality and implement an effective knowledge. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Atividades | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Experiential learning | pt_BR |
dc.subject | Student activities | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.title | Ensino de química: a teoria aliada a experimentação no 2º ano do ensino médio de uma escola pública em Goioerê-PR | pt_BR |
dc.title.alternative | Chemistry teaching: a theory coupled with experimentation in the 2nd year of high school in a pubic school in Goioerê-PR | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A química é um instrumento de formação humana sendo considerado um meio para interpretar a realidade e interagir com ela, porém é estigmatizada pela sociedade devido ao grau de dificuldade. A facilitação do processo de ensino-aprendizagem pode ser auxiliada através de ferramentas de ensino, que englobam técnicas para maior compreensão dos conteúdos, entre elas pode-se destacar a experimentação laboratorial. O objetivo deste trabalho foi frisar a importância das atividades teóricas interligadas as atividades práticas na disciplina de química, avaliando a visão dos alunos enquanto ao nível de aprendizado. O trabalho foi desenvolvido entre os meses de junho e julho de 2015, em um dos colégios públicos do município de Goioerê-PR. As atividades incluíram a aplicação de aula teórica e prática aos alunos do 2°ano do ensino médio, abordando o tema das substâncias ácidas e básicas, onde explanouse teoricamente o conteúdo e posteriormente de forma prática classificou-se substâncias comerciais em ácido e base através de calorimetria proporcionada por indicador de repolho roxo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois demonstraram a necessidade de aliar técnicas de ensino a fim de estimular o processo de aprendizagem. Conclui-se que em disciplinas da área de ciências é necessário a utilização de técnicas diferenciadas de ensino, para assim aproximar os alunos da realidade e transpor um conhecimento efetivo. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Heep, Graciela Leila | |
dc.contributor.referee1 | Heep, Graciela Leila | |
dc.contributor.referee2 | Costa Junior, Ismael Laurindo | |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Rodrigo Ruschel | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_I_2014_43.pdf | 798,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.