Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, José Domingos Lopes | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T19:53:57Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T19:53:57Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-05 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, José Domingos Lopes. Sala de aula: recursos didáticos visuais relacionados ao ensino de química no município de Toledo-PR. 2015. 38 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22137 | - |
dc.description.abstract | The science education has been facing many challenges and the main one is to awaken the interest and active participation of students in the learning process, being the passive behavior of students in the classroom, an usual complaint of teachers. Students usualliy say that the contents are difficult and of little or no use.Considering that meaningful learning is desirable for the science content and that this happens with the active participation of teachers and students, demanding an attractive teaching and stimulating school environment, a research was developed in order to verify the presence of visual and/or interactive teaching resources as posters, maquettes, illustrations, definitions, Periodic Table and other forms of leaving the science content exposed in the classroom, providing the contact of vstudents with them Even when not in class A significant percentage of the State Public Schools of Toledo-PR were visited and photographed, attending 40.2% of students enrolled in the Middle Regular Education in 2015, the schools being chosen downtown and suburbs with different socioeconomic realities. It was noted that teaching resources as a formof visual stimulation and / or interactive, fixed or exposed in order to remain at the disposal of the student during his stay in the classroom and related to science education, are completely absent from classrooms in high school, showing that there is room for teachers to develop their creativity and dedication providing to their students more opportunities for interaction with the knowledge imparted to overcome major challenges in the learning process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Análise de interação na educação | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Interaction analysis in education | pt_BR |
dc.title | Sala de aula: recursos didáticos visuais relacionados ao ensino de química no município de Toledo-PR | pt_BR |
dc.title.alternative | Classroom: teaching visual resources related to chemistry teaching in Toledo-PR | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de ciências enfrenta, já há algum tempo, muitos desafios e o principal deles é despertar o interesse e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, sendo o comportamento passivo dos alunos em sala de aula, reclamação recorrente dos professores. Da parte dos alunos, o discurso é de que os conteúdos são difíceis e de pouca ou nenhuma utilidade. Considerando que a aprendizagem significativa seja desejável para os conteúdos de ciências e que esta acontece pela participação ativa de professores e alunos exigindo para tanto, um ensino atrativo e um ambiente escolar estimulante. Realizou-se a pesquisa com o objetivo de verificar a presença de recursos didáticos visuais e/ou interativos como cartazes, maquetes, ilustrações, definições, Tabela Periódica e outras formas de deixar exposto em sala de aula os conteúdos de ciências, proporcionado o contato dos alunos com os mesmos para além aula. Realizouse visita e registro fotográfico a um percentual significativo das Escolas Públicas Estaduais da cidade de Toledo-PR que atendem a 40,2 % dos alunos matriculados no ano de 2015, no Ensino Médio Regular, sendo escolhidas escolas do centro e bairros com realidades socioeconômicas diversas. Verificou-se que recursos didáticos como forma de estímulo visual e/ou interativo, fixados ou expostos de forma a permanecer a disposição do aluno durante sua permanência em sala de aula e relacionados ao ensino de ciências, estão completamente ausentes das salas de aula no Ensino Médio, mostrando que existe espaço para que os professores possam desenvolver sua criatividade e dedicação, proporcionado a seus alunos, mais oportunidades de interação com os conhecimentos transmitidos para a superação dos principais desafios no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Toledo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Heep, Graciela Leila | |
dc.contributor.referee1 | Heep, Graciela Leila | |
dc.contributor.referee2 | Costa Junior, Ismael Laurindo | |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Rodrigo Ruschel | |
dc.contributor.referee4 | Souza, Josiane Araujo de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_I_2014_47.pdf | 958,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.