Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, José Domingos Lopes
dc.date.accessioned2020-11-24T19:53:57Z-
dc.date.available2020-11-24T19:53:57Z-
dc.date.issued2015-12-05
dc.identifier.citationFERREIRA, José Domingos Lopes. Sala de aula: recursos didáticos visuais relacionados ao ensino de química no município de Toledo-PR. 2015. 38 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22137-
dc.description.abstractThe science education has been facing many challenges and the main one is to awaken the interest and active participation of students in the learning process, being the passive behavior of students in the classroom, an usual complaint of teachers. Students usualliy say that the contents are difficult and of little or no use.Considering that meaningful learning is desirable for the science content and that this happens with the active participation of teachers and students, demanding an attractive teaching and stimulating school environment, a research was developed in order to verify the presence of visual and/or interactive teaching resources as posters, maquettes, illustrations, definitions, Periodic Table and other forms of leaving the science content exposed in the classroom, providing the contact of vstudents with them Even when not in class A significant percentage of the State Public Schools of Toledo-PR were visited and photographed, attending 40.2% of students enrolled in the Middle Regular Education in 2015, the schools being chosen downtown and suburbs with different socioeconomic realities. It was noted that teaching resources as a formof visual stimulation and / or interactive, fixed or exposed in order to remain at the disposal of the student during his stay in the classroom and related to science education, are completely absent from classrooms in high school, showing that there is room for teachers to develop their creativity and dedication providing to their students more opportunities for interaction with the knowledge imparted to overcome major challenges in the learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectInteraction analysis in educationpt_BR
dc.titleSala de aula: recursos didáticos visuais relacionados ao ensino de química no município de Toledo-PRpt_BR
dc.title.alternativeClassroom: teaching visual resources related to chemistry teaching in Toledo-PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências enfrenta, já há algum tempo, muitos desafios e o principal deles é despertar o interesse e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, sendo o comportamento passivo dos alunos em sala de aula, reclamação recorrente dos professores. Da parte dos alunos, o discurso é de que os conteúdos são difíceis e de pouca ou nenhuma utilidade. Considerando que a aprendizagem significativa seja desejável para os conteúdos de ciências e que esta acontece pela participação ativa de professores e alunos exigindo para tanto, um ensino atrativo e um ambiente escolar estimulante. Realizou-se a pesquisa com o objetivo de verificar a presença de recursos didáticos visuais e/ou interativos como cartazes, maquetes, ilustrações, definições, Tabela Periódica e outras formas de deixar exposto em sala de aula os conteúdos de ciências, proporcionado o contato dos alunos com os mesmos para além aula. Realizouse visita e registro fotográfico a um percentual significativo das Escolas Públicas Estaduais da cidade de Toledo-PR que atendem a 40,2 % dos alunos matriculados no ano de 2015, no Ensino Médio Regular, sendo escolhidas escolas do centro e bairros com realidades socioeconômicas diversas. Verificou-se que recursos didáticos como forma de estímulo visual e/ou interativo, fixados ou expostos de forma a permanecer a disposição do aluno durante sua permanência em sala de aula e relacionados ao ensino de ciências, estão completamente ausentes das salas de aula no Ensino Médio, mostrando que existe espaço para que os professores possam desenvolver sua criatividade e dedicação, proporcionado a seus alunos, mais oportunidades de interação com os conhecimentos transmitidos para a superação dos principais desafios no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Heep, Graciela Leila
dc.contributor.referee1Heep, Graciela Leila
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee3Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.contributor.referee4Souza, Josiane Araujo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_47.pdf958,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.