Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndré, Jane Sampaio
dc.date.accessioned2020-11-24T19:52:37Z-
dc.date.available2020-11-24T19:52:37Z-
dc.date.issued2015-12-12
dc.identifier.citationANDRÉ, Jane Sampaio. O papel do professor de ciências no ensino fundamental: a visão dos educadores em uma escola da rede municipal de ensino de Votuporanga-SP. 2015. 44 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22130-
dc.description.abstractThis work was to issue a study on the teaching of science in the early years of elementary school. To that end, we first made a survey of the teacher's role and the challenges of science in the early years of elementary school, then a brief study of the sciences in history, followed by teaching in science classes where they looked-for recommended changes and sequence was observed as the work can be done by questioning in which was initiated a look at what they think the school teachers who composed this research. The studies follow with the approach of the legal framework to check notes on science. A field survey was carried out qualitative and quantitative nature, a school, organized in open and closed questions and applied through a questionnaire, subsequently analyzed using the content analysis technique. It was concluded that .Some teachers choose to dissociate practical classes of content, aside specific times for them, another part classes as the content that is developed at that time. Also has teachers who do not conduct practical classes for lack of material. The legal frameworks we reviewed offer considerable subsidies so that these teachers have a backup, that is, a tool that guides his steps in the teaching-learning process. Research has shown that most teachers believe that the practical lessons are important and enhance the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleO papel do professor de ciências no ensino fundamental: a visão dos educadores em uma escola da rede municipal de ensino de Votuporanga-SPpt_BR
dc.title.alternativeThe teacher's role of primary education: vision of educators in a school municipal educational Votuporanga-SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática um estudo sobre o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, primeiramente foi feito um levantamento do papel do professor e os desafios atuais das ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, em seguida, um breve estudo sobre as ciências na história, seguido do ensino nas aulas de ciências onde atentou-se para as mudanças recomendadas e na sequencia observou-se como o trabalho pode ser realizado através da problematização no qual pôde ser lançado um olhar sobre o que pensam as professoras da escola que compôs essa pesquisa. Os estudos seguem com a aproximação dos marcos legais para verificar apontamentos sobre a ciência. Foi realizada uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo e quantitativo, numa escola, organizada em questões abertas e fechadas e aplicadas por meio de questionário, sendo posteriormente analisadas com utilização da técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que algumas professoras optam por dissociar aulas práticas de conteúdos, reservando momentos específicos para elas, outra insere as aulas conforme o conteúdo que é desenvolvido naquele momento. Também tem professoras que não realizam aulas práticas por falta de material. Os marcos legais que analisamos oferecem subsídios consideráveis, para que essas professoras tenham um apoio, ou seja, uma ferramenta que norteie os seus passos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa nos mostrou que a maioria das professoras acredita que as aulas práticas sejam importantes e melhoram no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee1Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee3Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_42.pdf387,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.