Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22116
Título: A modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científico
Título(s) alternativo(s): Mathematical modeling as a structuring artifact of physical thinking
Autor(es): Pataro, Ricardo Portes
Orientador(es): Scherpinski, Neusa Idick
Palavras-chave: Análise matemática
Ciência - Estudo e ensino
Física
Mathematical analysis
Science - Study and teaching
Physics
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PATARO, Portes Ricardo. A modelagem matemática como artificio estruturador do pensamento físico. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho objetivou estudar a modelagem matemática aplicada ao ensino de Ciências, mais precisamente o de Física. A pesquisa foi realizada com uma turma de primeiro ano, na qual um problema ou uma experimentação que necessitasse de um modelo matemático explicativo para sua solução é apresentado para investigação. Analisou-se a manifestação de habilidades cognitivas apresentadas pelos estudantes e o comportamento dos alunos de acordo com o grau de liberdade dado durante a experimentação. A modelagem apresentou-se ser uma alternativa interessante para o ensino de Física em atividades com viés investigativo e como estímulo à formação científica.
Abstract: This work aimed to study the mathematical modeling applied to the teaching of Sciences, more precisely that of Physics. The research was carried out with a first year class, in which a problem or an experiment that needed an explanatory mathematical model for its solution is presented for investigation. It was analyzed the manifestation of cognitive abilities presented by the students and the behavior of the students according to the degree of freedom given during the experimentation. The modeling was presented as an interesting alternative for the teaching of Physics in activities with investigative bias and as a stimulus for scientific training.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22116
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemmatematicaartificiopensamento.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.