Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Selma Aparecida Bezerra dos
dc.date.accessioned2020-11-24T19:49:51Z-
dc.date.available2020-11-24T19:49:51Z-
dc.date.issued2018-08-18
dc.identifier.citationSANTOS, Selma Aparecida Bezerra dos. A relevância da alfabetização científica no ensino fundamental I na percepção de professores do município de Barueri. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22115-
dc.description.abstractThis work had as its theme the relevance of scientific literacy in elementary school I in the perception of teachers in the city of Barueri. In a society in which we live with the overvaluation of scientific knowledge and with the increasing intervention of technology in everyday life, it is not possible to think about the formation of a critical citizen on the fringes of scientific knowledge. The teaching of Natural Sciences should be presented with a new approach; instead of being seen as a body of established knowledge must be treated as a human activity, gradually increasing the experimental character of scientific processes and procedures, which are wide and varied. Certainly, it is not possible to restrict science classes only to handouts, textbooks, chalk and blackboard. It is necessary to expand the learning supports allowing students to carry out experiments that solidify this knowledge. we know that we do not always have laboratories and equipment for conducting research and testing; however, the teaching of science in elementary school I, the focus of this research, with few resources and materials of easy access, used daily, is possible the dynamization and expansion of strategies that will certainly favor the learning of our students. Teachers, through their intellect, have the appropriate tools to optimize the school space and thus favor scientific literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectTeachers - Rating ofpt_BR
dc.titleA relevância da alfabetização científica no ensino fundamental I na percepção de professores do município de Barueript_BR
dc.title.alternativeThe relevance of scientific literacy in primary education I in the perception of teachers in the city of Barueript_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a relevância da alfabetização científica no ensino fundamental I na percepção de professores no município de Barueri. Numa sociedade em que se convive com a supervalorização do conhecimento científico e com a crescente intervenção da tecnologia no dia-a-dia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico. O ensino de Ciências Naturais deve ser apresentado com um novo enfoque; em lugar de ser visto como um corpo de conhecimentos estabelecidos deve ser tratado como uma atividade humana, acentuando-se de forma progressiva o caráter experimental dos processos e procedimentos científicos, que são amplos e variados. Certamente, não é possível restringir as aulas de Ciências apenas a apostilas, livros didáticos, giz e lousa. É necessário que se ampliem os suportes de aprendizagem possibilitando aos alunos realizar experiências que solidifiquem este conhecimento. sabemos que nem sempre dispomos de laboratórios e equipamentos para a realização de pesquisas e testes; entretanto, o ensino de ciências no ensino fundamental I, foco desta pesquisa, com poucos recursos e materiais de fácil acesso, utilizados cotidianamente, é possível a dinamização e ampliação das estratégias que certamente favorecerão a aprendizagem de nossos alunos. Os professores, através de seu intelecto possuem as ferramentas adequadas para otimizar o espaço escolar e desta forma favorecer a alfabetização científica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.contributor.referee1Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.contributor.referee2Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.contributor.referee3Cedran, Jaime da Costa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
relevanciaalfabetizacaocientificaensino.pdf784,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.