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dc.creatorOliveira, Rodolfo Fortunato de-
dc.date.accessioned2020-11-24T19:49:18Z-
dc.date.available2020-11-24T19:49:18Z-
dc.date.issued2018-06-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rodolfo Fortunato de. Análise da concepção discente sobre o ensino de astronomia perfazendo uso do Projeto Caronte como recurso didático investigativo. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22112-
dc.description.abstractThis paper aimed as a matter the use of digital learning objects while teaching astronomical concepts, which goals were the movements of the Earth: rotation and translation. The proposition was applied with students of the 4th grade of an elementary school in a municipal public school in the city of Lençóis Paulista - SP, whom would take part in the BAO - Brazilian Astronomy Olympiad. A first questionnaire was applied to the students to find out what resources were used by the teacher and his students to ponder over the possibilities of using technological resources. The questionnaire, which was developed in Google Forms and contained ten multiple school questions, also presented some astronomical concepts and the students' relations with astronomy. Thus, a lesson was given to explain the movements of the Earth by using the digital learning object "Charon Project". At the end of the practice, a summary text on the movements of the Earth was developed along with the students. The results obtained through the initial questionnaire were analyzed and organized into graphs, which discussions begin from the theoretical references that underpin the present work. From the data found, it is relevant that the teaching of astronomy is not yet worked effectively since the students did not even know the name of the movements of the Earth; and that the teacher is still illiterate in the use of technological resources, making use of resources prior to be traditional. Therefore, it is necessary to fit into astronomy contents effectively in the school context, in addition to rethinking teacher training, considering the lack of content and methodologies aimed at the use of technological resources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAstronomia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectAstronomy - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers - Rating ofpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.titleAnálise da concepção discente sobre o ensino de astronomia perfazendo uso do Projeto Caronte como recurso didático investigativopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o uso de objetos digitais de aprendizagem no ensino de conceitos astronômicos, cujo foco foram os movimentos que a Terra realiza: movimento de rotação e translação. A proposta foi aplicada com alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Lençóis Paulista – SP, cuja turma iria participar da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia. Foi aplicado um questionário inicial nos alunos para descobrir quais eram os recursos usados pela professora da sala tendo em vista as possibilidades de uso de recursos tecnológicos. O questionário, que foi elaborado no Google Forms e continha dez questões de múltipla escola, também abordou alguns conceitos astronômicos e o contato dos alunos com a astronomia. Na sequência, foi realizado uma aula para explicar os movimentos que a Terra realiza com o uso do objeto digital de aprendizagem “Projeto Caronte”. No final da prática, foi desenvolvido, juntamente com os alunos, um texto resumo sobre os movimentos da Terra. Os resultados obtidos através do questionário inicial foram analisados e organizados em gráficos, cujas discussões partem dos referenciais teóricos que embasam o presente trabalho. A partir dos dados encontrados, fica evidente que o ensino de astronomia ainda não é trabalhado de forma eficaz já que os alunos não sabiam nem mesmo o nome dos movimentos da Terra; e que o professor ainda se limite no uso de recursos tecnológicos, fazendo uso de recursos ditos como tradicionais. Portanto, se faz necessário a inserção efetiva de conteúdos de astronomia no contexto escolar, além de se repensar a formação do professor, considerando as falhas de conteúdos e metodologias que visem o uso de recursos tecnológicos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Pires, Emerson Luis-
dc.contributor.referee3Giona, Renata Mello-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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