Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Denilson Rodrigues
dc.date.accessioned2020-11-24T19:45:25Z-
dc.date.available2020-11-24T19:45:25Z-
dc.date.issued2018-08-18
dc.identifier.citationBATISTA, Denilson Rodrigues. Percepção ambiental dos alunos da EJA: A horta como ferramenta de Educação Ambiental. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22090-
dc.description.abstractOne way to deal with learning in science is to make use of differentiated didactic resources. With this in mind, and considering the experience of the students in the Education of Young and Adults, we sought to link these aspects through the cultivation of the garden to the axis Environmental Education and Cross-cutting Issues in relation to Health, as determined by the National Curricular Programs and its guidelines. Thus, this practice in basic education must be a present and transformative element, capable of sensitizing people and orienting them towards a global environmental awareness. In addition, because it deals with different processes and mechanisms of several areas of knowledge, it can be understood as an agglutinating or problematizing element when dealing with the natural, social and interrelated phenomena that involve it. The study was conducted at the Municipal School Comendador Piero Pollone, in the municipality of Santo André - SP, from March to June 2018. It was two moments of data collection by questionnaires, before, as a prior or control, and afterwards, as a way of measuring the learning of the approaches related to the theme after implementation and conduction of the school vegetable garden. With the development of the activities we perceive a movement in relation to the perception and apprehension of the contents, we can also highlight the expression of new vocabularies. The vegetable garden benefits from the use of vegetables for the composition of healthy food, recycling of nutrients and materials, as well as valuing the environment and relations between students and between students and teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlantio (Cultivo de plantas)pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAgricultura orgânicapt_BR
dc.subjectPlanting (Plant culture)pt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectOrganic farmingpt_BR
dc.titlePercepção ambiental dos alunos da EJA: A horta como ferramenta de educação ambientalpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental perception of students of education of youth and adults (EYA): The vegetable garden as an Environmental Education toolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoUma forma de lidar com o aprendizado em Ciências é fazer uso de recursos didáticos diferenciados. Com isso, e considerando a vivência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos, buscou-se atrelar tais aspectos por meio do cultivo da horta ao eixo Educação Ambiental e temas Transversais em relação à Saúde, conforme determinado pelos Programas Curriculares Nacionais e suas diretrizes. Desse modo, essa prática na educação básica deve ser um elemento presente e transformador, capaz de sensibilizar as pessoas e orientá-las para uma consciência ambiental global. Além disso, por tratar de diferentes processos e mecanismos de diversas áreas do conhecimento, pode ser entendido como um elemento aglutinador ou problematizador quando lidamos com os fenômenos naturais, sociais e inter-relacionais que a envolve. O estudo foi realizado na Escola Municipal Comendador Piero Pollone, no município de Santo André - SP, no período de março a junho de 2018. Foram dois momentos de coleta de dados por questionários, antes, como prévia ou controle, e depois, como forma de mensurar os aprendizados das abordagens referentes ao tema após implantação e condução da horta escolar. Com o desenvolvimento das atividades percebemos uma movimentação em relação à percepção e apreensão dos conteúdos, podemos também destacar a expressão de novos vocabulários. A horta concebe benefícios como o uso de hortaliças para a composição de uma alimentação saudável, reciclagem de nutrientes e materiais, além de valorizar o meio ambiente e as relações entre alunos e entre alunos e professores.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee3Ré, Flávia Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
percepcaoambientalalunoseja.pdf969,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.