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dc.creatorUrbano, João Victor-
dc.date.accessioned2020-11-24T19:44:34Z-
dc.date.available2020-11-24T19:44:34Z-
dc.date.issued2018-08-25-
dc.identifier.citationURBANO, João Victor. Horta e Composteira Escolar. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22085-
dc.description.abstractThe consequences of the destruction of nature are affecting all forms of life, and there is a certain difficulty in making people understand that we are part of a system and that we must live in harmony with the environment. So our stay on Earth does not become increasingly difficult, each one can strive to do his part and take care of the territory in which he lives. Environmental education has been gaining increasing importance at all levels of society, such as in political and media instances, but it is in schools that this subject must be introduced so that there is a gradual change in the way we deal with nature and the environment that we live on. Many schools use a system of integral education, and have as a pedagogical proposal regular lessons of the school curriculum in the morning, such as: Portuguese, mathematics, science, English, among others, and in the afternoon, in addition to some reinforcement classes, students are also offered workshops on dance, fanfare, futsal, basketball, theater, among others, making the school a favorable and pleasant environment for all students. Considering this education system, the idea arises of implanting a green area in the school environment, through the use of different vegetable gardens and beds, prepared and cultivated by the students themselves. Using this space to familiarize students about issues such as nutrition, healthy eating, the risk of using pesticides and the reuse of materials that would be discarded, such as pet bottles. In addition to the gardens, the implementation of a composter system contributes to the awareness of the recycling of organic garbage produced every day, both at school and in the students' homes. For the accomplishment of this work, a bibliographical research was done from works with approaches on subjects like: environmental education in the schools, gardens and composts; with the aim of using this interdisciplinary approach to the education of elementary school students and to evaluate the effectiveness of the use of vegetable gardens and composting to help teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectAdubos e fertilizantes orgânicospt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectOrganic fertilizerspt_BR
dc.titleHorta e composteira escolarpt_BR
dc.title.alternativeHorta and school compositept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs consequências da destruição da natureza vêm atingindo todas as formas de vida, e existe certa dificuldade em fazer com que as pessoas entendam que somos parte de um sistema e que devemos viver em harmonia com o meio ambiente. Para que nossa estadia na Terra não se torne cada vez mais difícil, cada um pode se esforçar para fazer sua parte e cuidar do território em que habita. A educação ambiental vem ganhando cada vez mais importância em todos os patamares da sociedade, como por exemplo, em instancias políticas e nas mídias, porém é nas escolas que este assunto deve começar a ser introduzido para que exista uma mudança gradual na forma como tratamos a natureza e o ambiente em que vivemos. Inúmeras escolas utilizam um sistema de educação integral, e têm como proposta pedagógica aulas regulares do currículo escolar no período da manhã, como: português, matemática, ciências, inglês, entre outras, e no período da tarde, além de algumas aulas de reforço, também pode ser oferecido aos alunos oficinas de dança, fanfarra, futsal, basquete, teatro, entre outras, fazendo com que a escola se torne um ambiente favorável e agradável para todos os alunos. Considerando este sistema de educação, surge a ideia de se implantar uma área verde no ambiente escolar, através do uso de diferentes hortas e canteiros, preparados e cultivados pelos próprios alunos. Utilizando este espaço para familiarizar os alunos sobre questões como nutrição, alimentação saudável, o risco do uso de agrotóxicos e o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como garrafas pet. Além das hortas, a implantação de um sistema de composteira contribui para a conscientização da reciclagem do lixo orgânico produzido todos os dias, tanto na escola como nas residências dos alunos. Para a realização deste trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica a partir de trabalhos com abordagens sobre assuntos como: educação ambiental nas escolas, hortas e composteiras; com o objetivo de utilizar esta interdisciplinaridade para a educação de alunos do ensino fundamental e avaliar a eficácia da utilização de hortas e composteiras no auxílio aos professores.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee3Pires, Emerson Luis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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