Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Valdete
dc.date.accessioned2020-11-24T19:43:32Z-
dc.date.available2020-11-24T19:43:32Z-
dc.date.issued2018-09-01
dc.identifier.citationPEREIRA, Valdete. As novas tecnologias no ensino de ciências: Estudo de caso com alunos do ensino médio de uma escola pública de Franca - SP utilizando um canal de vídeos no youtube.2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22079-
dc.description.abstractThis study sought to investigate in what ways has the insertion of new digital technologies in education, especially the video lessons. In general the educational institutions have taken hold yet a culture of teaching based on the forms of traditional education. In Brazil, there is the public policies aimed at expanding the use of information technology in schools, our work aims to meet if there is the incorporation of new technological means for the school and students and how it happens, and if it really is a great Revolution of information technology in education is reflected even in the learning of the students. Developed a channel of videos on the youTube platform and made available as supplementary material to 160 students in a public school of australind. After use of this feature was applied a questionnaire in order to evaluate the contributions of opinion of the students. The research in question has submitted relevant data regarding the use of new technologies in the school environment, indicating that it is growing, 95% of students use cell phone technology as mobile device within easy reach. How to created videos, the average time of 15 minutes long was considered suitable for 111 students, because they were of great importance for increasing the perception of learning students investigated. We conclude that the use of technology is increasingly, in that the tool youTube channel, has been well accepted as a supplementary teaching material is 1 1 of the ways of aggregating learning the use of new technologies for learning and interactions with the teacher-student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleAs novas tecnologias no ensino de ciências: Estudo de caso com alunos do ensino médio de uma escola pública de Franca - SP utilizando um canal de vídeos no youtubept_BR
dc.title.alternativeThe new technologies in science education: A case study with high school students of a public school in Franca-SP using a video channel on YouTubept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa procurou-se investigar de que forma tem ocorrido a inserção das novas tecnologias digitais na educação, principalmente as vídeo aulas. De forma geral nas instituições escolares ainda imperam uma cultura de ensino pautada nas formas de ensino tradicionais. No Brasil, existe as políticas públicas voltadas para a ampliação do uso das tecnologias da informação nas escolas, nosso trabalho visa conhecer se existe a incorporação dos novos meios tecnológicos pela escola e alunos e como acontece, e se realmente é uma grande revolução da tecnologia da informação na educação se reflete mesmo na aprendizagem dos alunos. Foi desenvolvido um canal de vídeos na plataforma youTube e disponibilizado como material complementar à 160 alunos de uma escola pública de Franca-SP. Após a utilização desse recurso foi aplicado um questionário de forma a avaliar as contribuições do mesmo na opinião dos alunos. A pesquisa em questão apresentou dados relevantes quanto ao uso das novas tecnologias no ambiente escolar, indicando que a mesma é crescente, 95 % dos alunos utilizam-se da tecnologia do celular como dispositivo móvel de fácil acesso. Quanto aos vídeos criados, o tempo médio de 15 minutos de duração foi considerado adequado por 111 alunos, pois mostraram-se de grande relevância para o aumento da aprendizagem na percepção dos alunos investigados. Concluímos que o uso da tecnologia é de forma crescente, em que a ferramenta canal do youTube, foi bem aceita como material pedagógico complementar, é um uma das formas de aprendizagem de agregar o uso das novas tecnologias à aprendizagem e interações com o professor-aluno.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee1Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee2Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
dc.contributor.referee3Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
novastecnologiascienciasyoutube.pdf522,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.