Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Tarcisio Santos de
dc.date.accessioned2020-11-24T19:43:22Z-
dc.date.available2020-11-24T19:43:22Z-
dc.date.issued2018-08-18
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tarcisio Santos de. A educação ambiental sob perspectivas dos alunos de um cursinho pré-vestibular comunitário do município de Guarulhos/SP. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22078-
dc.description.abstractThe EE can be defined and characterized in several ways, this work has as its theme the probing on the subject in the teaching of biology, through a systematic study of a questionnaire of the students' vision of a pre-university community course in the city of Guarulhos / SP. The research sought to understand the students' perception of EE, based on the experiences they had and the previous knowledge they had during their school education. The results indicate that most of the students understand some concepts related to EE, but the other part of the students do not yet fit the general aspects of EE; with respect to the EE received at the school, 76.1% of the students state that it is good and very good, but 54.0% of students do not know the final destination of the solid waste generated in their city; Another interesting result is related to environmental attitudes and practices, where about 38.1% of the students stated that they sometimes throw garbage somewhere other than the appropriate place, which demonstrates a concern about the environment, since do not correctly associate their actions and are not effectively sensitized with EE. EE learning and awareness process does not have instant results overnight, it is a delicate task that needs to be continuous, that can form and develop responsible socio-environmental attitudes, but for that it is necessary to change values and paradigm.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.titleA educação ambiental sob perspectivas dos alunos de um cursinho pré-vestibular comunitário do município de Guarulhos/SPpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education under the perspectives of the students of a pre-university entrance course in the municipality of Guarulhos / SPpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA EA pode ser definida e caracterizada de diversas formas, este trabalho tem como temática a sondagem sobre a temática no ensino de biologia, através de um estudo sistemático de um questionário da visão dos alunos de um cursinho pré-vestibular comunitário do município de Guarulhos/SP. A pesquisa buscou compreender a percepção dos alunos frente a EA, a partir das experiências vivenciadas e dos conhecimentos prévios que o mesmo já tinha durante a sua formação escolar. Os resultados indicam que grande parte dos alunos entendem alguns conceitos referente a EA, porem a outra parte de alunos não ainda não condizem com os aspectos gerais da EA; com relação à EA recebida na escola, 76,1% dos alunos afirmam como sendo boa e ótima, porem 54,0% dos alunos não sabem o destino final dos resíduos sólidos gerados na sua cidade; outro resultado interessante relaciona-se com as atitudes e práticas ambientais, onde cerca de 38,1% dos alunos afirmaram que às vezes jogam lixo em outro lugar a não ser o local adequado, o que demonstra uma preocupação com relação ao meio ambiente, pois não associam corretamente suas ações e não estão sensibilizados efetivamente com a EA. O processo de aprendizado e sensibilização da EA, não possui resultados instantâneos da noite para o dia, é uma tarefa delicada, que precisa ser algo contínuo, que possa formar e desenvolver atitudes socioambientais responsáveis, mas para isso são necessárias mudanças de valores e paradigmas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.contributor.referee1Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee3Ré, Flávia Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalalunoscursinho.pdf532,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.