Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22075
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Paz, Taianna de Campos | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T19:42:52Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T19:42:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-27 | |
dc.identifier.citation | PAZ, Taianna de Campos. Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22075 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciências ambientais | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Environmental sciences | pt_BR |
dc.title | Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho foi feito através de uma pesquisa qualitativa e análise do material didático de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), em duas escolas da rede pública, uma Municipal e uma Estadual, no Município de Aguaí/SP. Os materiais analisados na pesquisa foram um caderno de orientações da secretaria de educação do Estado de São Paulo e dois livros do roteiro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2017. A pesquisa baseia-se na análise do conteúdo ambiental e produção/alimentação de qualidade, apresentados e discutidos nos materiais didáticos utilizados e a maneira que o conteúdo é abordado nas salas de aula. Partimos da ideia de que pode-se elevar o nível do conteúdo relacionado ao tema nas redes públicas de ensino, incentivando a mudança de hábitos e melhoria na qualidade de vida dos alunos, no contexto meio ambiente. Os resultados mostraram que muito ainda precisa ser feito para debater e praticar essas mudanças. A comunidade escolar deve exigir, participar e discutir seus interesses e objetivos em relação à sociedade que vivem e aquela que pretendem viver nos próximos anos. Conclui-se também que é de grande valia trabalhos/projetos deste tipo para propor a elaboração de alternativas didáticas contextualizadas ao tema. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pires, Emerson Luis | |
dc.contributor.referee1 | Pires, Emerson Luis | |
dc.contributor.referee2 | Pires, Emerson Luis | |
dc.contributor.referee3 | Pires, Emerson Luis | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analiseambientallivrosdidaticos.pdf | 480,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.