Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnnunciação, Marli da
dc.date.accessioned2020-11-24T19:40:44Z-
dc.date.available2020-11-24T19:40:44Z-
dc.date.issued2018-08-18
dc.identifier.citationANNUNCIAÇÃO, Marli da.“Pesquisa qualitativa sobre a educação de inclusão na disciplina de ciências do ensino fundamental II” – seminário para docentes”.2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22062-
dc.description.abstractThis work aimed to develop an Informative Seminar on Inclusive Education and Science Teaching at the Center for the Improvement of Teachers of the Department of Education of Barueri - SP, aimed at teachers of the Municipal Network that teach classes for Primary Education II. The execution of this project was accomplished through the elaboration of the planning of a Seminar to be applied as updating and improvement of the teachers. The main objective is to offer teachers interested in the area of Sciences the opportunity to develop and arouse interest in Inclusive Education. Initially, we analyzed the needs, expectations and demand of the teachers of the Municipal School of Barueri - SP through an open questionnaire semistructured with the teachers of the area. The following was elaborated the planning of the Seminar that will be proposed to the teachers considering the current legislation on Inclusive Education and the curricular parameters of the National Curricular Common Base - BNCC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores de ciênciapt_BR
dc.subjectSeminários (Estudo)pt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectScience teacherspt_BR
dc.subjectSeminarspt_BR
dc.titlePesquisa qualitativa sobre a educação de inclusão na disciplina de ciências do ensino fundamental II - seminário para docentespt_BR
dc.title.alternativeQualitative research on education of Inclusion in the discipline of fundamental education II sciences - seminar for teacherspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve o intuito de desenvolver um Seminário Informativo sobre Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências junto ao Centro de Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria de Educação de Barueri – SP voltado aos professores da Rede Municipal que ministram aulas para o Ensino Fundamental II. A execução deste projeto foi realizada através da elaboração do planejamento de um Seminário para ser aplicado como atualização e aperfeiçoamento dos professores. O objetivo principal é oferecer aos professores interessados na área de Ciências a oportunidade de desenvolver e despertar o interesse pela Educação Inclusiva. Inicialmente analisamos as necessidades, expectativas e a demanda dos professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Barueri - SP através de um questionário aberto semi estruturado junto aos docentes da área. A seguir foi elaborado o planejamento do Seminário que será proposto aos professores considerando-se a legislação vigente sobre a Educação Inclusiva e os parâmetros curriculares da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.contributor.referee1Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.contributor.referee2Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.contributor.referee3Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pesquisaqualitativaeducacaoinclusao.pdf941,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.