Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRigonato, Mariana Beraldi
dc.date.accessioned2020-11-24T19:40:15Z-
dc.date.available2020-11-24T19:40:15Z-
dc.date.issued2018-08-18
dc.identifier.citationRIGONATO, Mariana Beraldi. Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22059-
dc.description.abstractThe Information and Communication Technologies are present in our society and the school has a fundamental role in the promotion of the appropriation of this knowledge related to this theme by the students. To this end, it is essential to have an initial training of teachers oriented to the technologies, in order to implement the means of media resources and to explore the pedagogical knowledge regarding the most significant form of adaptation to pedagogical practices. To this end, the course "Graduation in Biological Sciences of Integrated Colleges of Itapetininga, São Paulo, has in its curriculum the discipline "Technologies Applied to Education". The present work had as objective to evaluate effectiveness of this course in the promotion, for the future teachers, in the pedagogical use of the technological resources. It is concluded that the contents administered by the teacher of the valued course,has contributed to a training aimed at the use of the technologies, although the futures teachers cited difficulties about the efficiency of the equipments for the conduction of the classes. The interviewees also pointed out that the easy handling and access to the tools worked during the course facilitated the development of the pedagogical activities. The discipline of technologies applied in education has shown to be a differential in the formation of science teachers and fundamental in the preparation of professional development committed to the quality of student education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleTecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias da Informação e Comunicação estão diariamente presentes na nossa sociedade e a escola tem um papel fundamental na promoção da apropriação dos conhecimentos relacionados e essa temática pelos alunos. Para tal finalidade, é imprescindível uma formação inicial de professores voltada para as tecnologias, de forma a instrumentalizar os docentes no uso desses recursos midiáticos e explorar os conhecimentos pedagógicos quanto a forma mais significativa de adequá-los a prática pedagógica. Com essa finalidade, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades Integradas de Itapetininga, município de São Paulo, possui em seu currículo a disciplina de “Tecnologias Aplicadas a Educação”. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a efetividade dessa disciplina na promoção, pelos futuros professores, do uso pedagógico dos recursos tecnológicos. Conclui-se que os conteúdos ministrados pela docente da disciplina avaliada contribuíram para a formação voltada ao uso das tecnologias, embora os futuros docentes destaquem dificuldades quanto a eficiência dos equipamentos para a condução das aulas. Os entrevistados também destacaram que o fácil manuseio e acesso às ferramentas trabalhadas durante o curso facilitou o desenvolvimento das atividades pedagógicas. A inserção de uma disciplina sobre Tecnologias aplicadas a Educação demonstrou ser um diferencial na formação dos professores de Ciências e fundamental no preparo de um profissional atualizado e comprometido com a qualidade da formação estudantil.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee1Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee3Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiaaplicadacursolicenciatura.pdf577,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.