Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Gleice Sabrina de
dc.date.accessioned2020-11-24T19:37:50Z-
dc.date.available2020-11-24T19:37:50Z-
dc.date.issued2013-03-16
dc.identifier.citationCASTRO, Gleice Sabrina. Kit didático pedagógico “fração fácil” como facilitador e motivador da aprendizagem no ensino da matemática. 2012. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22043-
dc.description.abstractThe research aims to develop and evaluate the effectiveness of didactic teaching kit "Fraction Easy" and their contributions in teaching mathematics as motivated and supportive learning fraction. Analyzing student learning from a public school Andirá-PR. The research, a qualitative approach, students investigated a support room to grade 6 th year this city. To collect data, we used questionnaires, which were administered before and after the application kit, containing also a matter of satisfaction. He also had direct observation of the process of implementation of instructional kit that served as supplementary data. Furthermore we analyzed the effectiveness of the methods used, since the explanatory methods to the manuals, and seen if these serve as a learning strategy and assistance to teachers and students in the teaching of mathematics in teaching but specific fraction in its nomenclature, representation and basic operations of addition. The kit sought a meaningful learning, based on the Theory of Meaningful Learning of Ausubel, where it was used to demonstrate multimodes representation content of fractional numbers. The kit consists of explanatory frameworks, and demonstrative teaching a game. Through the methodological strategy adopted and the results obtained from the use of playful and tables that make up the educational kit "Fraction Easy", the reader will notice that it is effective in teaching the content in question and providing a learning significant, and create an environment of relaxation and motivation among students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.titleKit didático pedagógico “fração fácil” como facilitador e motivador da aprendizagem no ensino da matemáticapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar a eficácia do Kit Didático pedagógico “Fração Fácil” e suas contribuições no ensino de matemática como, motivado e auxiliador da aprendizagem de fração. Analisando a aprendizagem dos alunos provenientes de uma escola pública de Andirá-PR. A pesquisa, de abordagem qualitativa, investigou alunos de uma sala de apoio do 6º ano desta cidade. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários, que foram aplicados antes e após a aplicação do kit, contendo ainda uma questão de satisfação. Também teve a observação direta do processo de aplicação do kit didático que serviram como complementação dos dados. Alem disso foi analisada a eficácia dos métodos usados, desde os métodos explicativos até os manuais, e vistos se esses servem como uma estratégia de aprendizagem e auxilio para professores e alunos no ensino da matemática mas específico no ensino de fração, na sua nomenclatura, representação e operações básicas de adição. O kit buscou uma aprendizagem significativa, pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, onde foi utilizado multimodos de representação para demonstrar o conteúdo de números fracionários. O kit é composto de quadros explicativos, demonstrativos e um jogo didático. Por meio da estratégia metodológica adotada e pelos resultados obtidos com a utilização do lúdico e dos quadros que compõe o kit didático “Fração Fácil”, o leitor poderá constatar que o mesmo é efetivo no processo de ensino do conteúdo em questão e que proporciona uma aprendizagem significativa, além de criar um ambiente de descontração e motivação entre os alunos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Schutz, Fabiana Costa de Araújo
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_29.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.