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dc.creatorAranda, Gabriela Vendrame Merchan Ferraz
dc.date.accessioned2020-11-24T19:35:47Z-
dc.date.available2020-11-24T19:35:47Z-
dc.date.issued2011-06-04
dc.identifier.citationARANDA, Gabriela Vendrame Merchan Ferraz. Contribuição do currículo de ciências para uma alimentação saudável. 2011. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22029-
dc.description.abstractThis study aimed to examine whether the Proposed Curriculum and content of the books of the Teacher and Student of the discipline of science, provided bythe Ministry of Education of São Paulo, are contributing to building knowledge of students about the importance of a healthy diet. In order to check the students` knowledge about the concept and importance of healthy eating habits, a survey was conducted descriptive and qualitative, with twenty (20) students of 8 thand 9 th years of the State School “Caetano Lourenço de Camargo”, located in city of Jaú – SP. It was observed that students do not adopt health yeating habits, but cannot be said that this fact is due to a disability curriculum and may be caused by the influence of situations that occur outside of school. It is necessary to reflect on new teaching methods and attitudes related to other indicators such as family eating habits, economic status and even the influence of mass media in order to contribute to the word of the teacher and the general objectives of the curriculum.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectPreferências alimentarespt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.subjectFood habitspt_BR
dc.subjectFood preferencespt_BR
dc.titleContribuição do currículo de ciências para uma alimentação saudávelpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo analisar se a proposta curricular e os conteúdos dos cadernos do professor e do aluno da disciplina de ciências, fornecidos pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, estão contribuindo para a construção do conhecimento dos educandos, sobre a importância de uma alimentação saudável. Com o intuito de verificar o conhecimento dos alunos sobre a concepção e importância de hábitos alimentares saudáveis, foi realizada uma pesquisa descritivo-qualitativa, com vinte (20) alunos dos 8º e 9º anos da Escola Estadual “Caetano Lourenço de Camargo”, localizada na cidade de Jaú – SP. Observou-se que os alunos não adotam hábitos alimentares saudáveis, porém não se pode afirmar que este fato seja em decorrência de uma deficiência curricular, podendo ser ocasionado por influência de situações que ocorrem fora do contexto escolar. Faz-se necessária a reflexão sobre novas atitudes e métodos de ensino relacionados a outros indicadores tais como: hábitos alimentares familiares, situação econômica e até mesmo a influência dos meios de comunicação em massa, a fim de contribuir com o trabalho do professor e com os objetivos gerais do currículo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Canan, Cristiane
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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