Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOzelame, Diego Machado
dc.date.accessioned2020-11-24T19:35:39Z-
dc.date.available2020-11-24T19:35:39Z-
dc.date.issued2012-12-07
dc.identifier.citationOZELAME, Diego Machado. A importância do uso das tecnologias em sala de aula no ensino de ciências. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22028-
dc.description.abstractThis monograph discusses the importance of the inclusion of computers as a teaching tool in science education, because due to the extreme speed of information and technological advances, the teacher begins to live in a new school environment. The idea came about in order to identify whether teachers make use of digital resources, and in the State of Parana there are specific programs that expand the possibilities of access to information in the educational context. For this to occur, changes are required didactic and pedagogical by teachers in the face of new technologies and information, placing the student in a more active role in their learning process. In order diagnostic questionnaire was administered to a group of teachers from a state school in Foz do Iguaçu. From the data obtained, it was revealed that the majority does not make use of these resources, but expressed interest in making use. In this sense, the inclusion of technology as a teaching tool in science education multiplies learning in certain situations, making the space of the classroom is resized, giving the student a better quality of education. To support this work, we used the studies Luiz Carlos Pais (2008), Vani Kenski Moreira (2003), Nelio Bizzo (2008), Myrian Krasilchik (2004).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.titleA importância do uso das tecnologias em sala de aula no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta monografia aborda a importância da inclusão da informática como ferramenta didática no ensino de ciências, pois devido à extrema velocidade da informação e aos avanços tecnológicos, o professor passa a viver em um novo contexto escolar. A ideia surgiu com o objetivo de identificar se os professores fazem a utilização dos recursos digitais, sendo que no Estado do Paraná existem programas específicos que ampliam as perspectivas de acesso às informações no âmbito educacional. Para que isso ocorra, são necessárias mudanças didático-pedagógicas por parte dos professores diante das novas tecnologias e informações, inserindo o aluno em um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem. Como forma de diagnóstico, foi aplicado questionário a um grupo de professores de uma escola estadual de Foz do Iguaçu. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que a maioria não faz uso desses recursos, porém demonstraram interesse em utilizá-los. Nesse sentido, a inclusão das tecnologias como recurso didático no ensino de ciências multiplica o aprendizado em determinadas situações, fazendo com que o espaço da sala de aula seja redimensionado, proporcionando ao estudante uma educação de mais qualidade.pt_BR
dc.degree.localFoz do Iguaçupt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bresolin, Adriano de Andrade
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_17.pdf532,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.