Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCônsolo, Cinthia Batista da Silva
dc.date.accessioned2020-11-24T19:34:49Z-
dc.date.available2020-11-24T19:34:49Z-
dc.date.issued2015-12-05
dc.identifier.citationCÔNSOLO, Cinthia Batista da Silva. O uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2015. 49 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22022-
dc.description.abstractThis work had as its theme the use of online educational games in the classroom, in order to optimize the teaching and learning content related to environmental education. This is a field research, in which third-year students of the first primary education cycle had contact with the virtual game Green. We take as theoretical authors benchmarks that highlight the importance of meaningful learning and the contribution that games can offer in education, providing an education that dialogue with the interests and previous knowledge of the students in order to enrich them and extend them. In addition to the game Green City, questionnaires were used performed before and after using the game as resource, the analysis showed, in fact, a greater awareness by the students with regard to themes (energy saving, recycling economy water and sustainable transport).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleO uso de jogos para o ensino da educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of educational games for environmental education in the first primary education cyclept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a utilização de jogos didáticos on line em sala de aula, com a finalidade de otimizar o ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa de campo, na qual alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental tiveram contato com o jogo virtual Cidade Verde. Tomou-se como referenciais teóricos autores que ressaltam a importância da aprendizagem significativa e da contribuição que os jogos podem oferecer no âmbito da educação, proporcionando um ensino que dialogue com os interesses e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de enriquecê-los e ampliá-los. Além do jogo Cidade Verde, foram utilizados questionários realizados antes e após o uso do jogo como recurso, cuja análise apontou, de fato, uma maior conscientização por parte dos alunos no que diz respeito aos temas abordados (economia de energia, reciclagem, economia de água e transporte sustentável).pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Friedrich, Leidi Cecilia
dc.contributor.referee1Friedrich, Leidi Cecilia
dc.contributor.referee2Friedrich, Leidi Cecilia
dc.contributor.referee3Friedrich, Leidi Cecilia
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_21.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.