Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRizzato, Juliany de Fatima Zilli
dc.date.accessioned2020-11-24T19:34:32Z-
dc.date.available2020-11-24T19:34:32Z-
dc.date.issued2011-07-02
dc.identifier.citationRIZZATO, Juliany de Fátima Zilli. Identificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciências. 2011. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22020-
dc.description.abstractThis work had as thematic, make analysis of teaching techniques of Science teachers’ public college of the Foz do Iguaçu city. Within this context, this study had as objective examine some themes that is part of dialy of the students, and are learnes in discipline of science, such as hydraulic cicles, biodiversity, soil and environmental imbalances, and the teachers know which method to use to work those themes. The methodology used is descriptive collection with questionnaires with open and closed questions and systematic observation. Data were collected between February and April 2011, after collecting the questionnaires werw analyzed and organized into charts. The results that the group studied, lectures prevail, there is also that teachers who agree to combine theoretical and practical approaches reality and helps students in the teaching-learning, is it provides better preparation for students in their education, making individuals able to face the daily challenges of life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiências ambientaispt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEnvironmental sciencespt_BR
dc.titleIdentificação e avaliação de práticas de ensino aplicadas nas disciplinas de ciênciaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática fazer uma levantamento e analise das técnicas e práticas de ensino utilizado pelos professores de Ciências dos Colégios Estaduais no Município de Foz do Iguaçu. Dentro deste contexto o presente estudo teve como objetivo analisar alguns temas que fazem parte do cotidiano dos alunos e que são estudados na disciplina de Ciências, como os Ciclos hidrológicos, Biodiversidade, Solo e Desequilíbrios Ambientais, e saber qual método os professores adotam para trabalharem esses temas. A metodologia adotada utilizou-se pesquisa descritiva e de levantamento de dados, com aplicação de questionários com questões abertas e fechadas e observação sistemática. Os dados foram coletados entre fevereiro e abril de 2011, após a coleta os questionários foram analisados e organizados em gráficos. Os resultados obtidos mostram que no universo pesquisado, prevalecem aulas teóricas, verifica-se também que os professores concordam que aliar aulas teóricas e praticas aproxima os alunos da realidade e contribui no ensino-aprendizado, isso é proporciona melhor preparo aos alunos na sua formação, tornando indivíduos aptos para enfrentar os desafios do dia a dia.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Schutz, Fabiana Costa de Araújo
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_53.pdf396,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.