Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2202
Título: Formação pedagógica continuada no ensino superior: uma experiência de intervenção
Autor(es): Sartori, Glauber
Orientador(es): Behrens, Marilda Aparecida
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação permanente
Ensino superior
Paradigma (Teoria do conhecimento)
Teachers, Training of
Continuing education
Education, Higher
Paradigm (Theory of knowledge)
Data do documento: 16-Dez-2013
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SARTORI, Glauber. Formação pedagógica continuada no ensino superior: uma experiência de intervenção. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: A presente dissertação insere-se dentro da temática de formação pedagógica continuada no ensino superior e teve como problemática propor uma formação pedagógica continuada institucional em uma instituição pública de ensino superior do sudoeste do Paraná especializada na área tecnológica, que considerasse as características do seu corpo docente e a possível contribuição no processo de mudanças paradigmáticas na prática docente. Para tanto foi estabelecido como objetivo geral desenvolver um processo de formação pedagógica continuada no âmbito do ensino superior partindo das características dos professores que atuam numa instituição pública de ensino superior especializada na área tecnológica, analisando as necessidades levantadas tendo em vista a melhoria da qualidade da ação docente. Como objetivos específicos foram estabelecidos realizar uma pesquisa bibliográfica sobre práticas de formação continuada no ensino superior, pesquisar sobre o paradigma da complexidade para subsidiar a formação pedagógica continuada no ensino superior, proporcionar um curso de formação pedagógica continuada, levantar as contribuições dos atores envolvidos no processo de formação e apontar possíveis contribuições para a proposição de processos de formação pedagógica continuada na instituição. A fundamentação teórica do trabalho orientou-se pelo paradigma da complexidade na qual tomou-se como base os trabalhos de Morin (2000; 2011), Morin e Kern (2011), Moraes (2002; 2004; 2010), Demo (2002), Tescarolo (2005), Behrens (2008) entre outros. Para a discussão teórica sobre a formação pedagógica no ensino superior utilizou-se os autores Pimenta e Anastasiou (2002), Vasconcelos (2009), Moraes (2002), Anastasiou (2011), Behrens (2007; 2011) entre outros. O método escolhido para esse estudo foi a pesquisa qualitativa, tipo pesquisa-ação a qual orientou-se pelos estudos de Sandin Estevan (2010) e Thiollent (1996). A pesquisa foi dividida em quatro fases sendo que na primeira fase foi realizado um Estado da Arte sobre o tema formação pedagógica para a docência no ensino superior na plataforma da CAPES e um estudo documental sobre a formação pedagógica institucional. Na segunda fase foi realizada um planejamento e elaborado uma proposta de intervenção apresentada à instituição. Na terceira fase foi aplicado um curso de formação pedagógica voltado aos docentes que teve a participação de 20 professores. Na quarta fase foi realizada uma avaliação e replanejamento do trabalho seguido da aplicação de um questionário para o grupo de professores da instituição para levantar suas proposições sobre a formação pedagógica. O estudo proporcionou a introdução do debate sobre a formação pedagógica continuada na instituição pesquisada e alavancou os trabalhos de institucionalização a partir da estruturação de setores responsáveis pela formação pedagógica, levando em consideração as sugestões propostas pelos professores. Junto a isso, abriu-se o espaço para a discussão da prática docente no ensino superior sob a luz da complexidade na instituição. Por meio da pesquisa foi possível perceber que existe uma necessidade de institucionalização dos processos de formação continuada que alie o saber específico e pedagógico com a valorização da prática docente e incentive a sua reflexão, tendo como base o paradigma da complexidade como alternativa para superação do modelo de formação cartesiano.
Abstract: This masters degree thesis fits into the theme of pedagogical training continued in higher education and had as problematic propose a institutional pedagogical training continued in a public institution of higher education southwest of Paraná specializing in the technological area, considering the characteristics of the teaching staff and the possible contribution in the process of paradigmatic changes in teaching practice. For that has been established as a general objective to develop a process of continuous teacher training in higher education from the characteristics of teachers who work in a public higher education institution specializing in technology, analyzing the needs raised in view of improving the quality of teaching action. The specific objectives were established to perform a literature review on practical continuing education in higher education, search about the complexity paradigm to subsidize continued teacher training in higher education, provide a pedagogical training course, raise the contributions of the actors involved in the process of training and point out possible contributions to the proposition processes pedagogical training continued at the institution. The theoretical foundation of the work was guided by the paradigm of complexity in which we took as basis the studies Morin (2000; 2011), Morin e Kern (2011), Moraes (2002; 2004; 2010), Demo (2002), Tescarolo (2005), Behrens (2008) among others. For a theoretical discussion on the pedagogical training in higher education was used the authors Pimenta e Anastasiou (2002), Vasconcelos (2009),Moraes (2002), Anastasiou (2011), Behrens (2007; 2011) among others. The method chosen for this research study was qualitative, action research which was guided by studies Sandin Estevan (2010) e Thiollent (1996). The research was divided into four phases: in the first phase was carried out state of the art on the subject pedagogical training for teaching in higher education on the platform of CAPES and documentary study on institutional pedagogical training. In the second phase was conducted planning and elaborate an intervention proposal presented to the institution. In the third phase it was applied pedagogical training course aimed at university professors that was attended by 20 professors. In the fourth phase was performed appraisal and replanning of the work followed by a questionnaire to the group of lecturers to raise their proposals on pedagogical training. The study has provided the introduction of the debate on the pedagogical training continued in the research institution and leveraged the work of institutionalization from the structuring of sectors responsible for pedagogical training, considering the suggestions made by the professors. Along with this, has opened up the space for discussion of teaching practice in higher education guided by complexity theory at the institution. Through research it was revealed that there is a need to institutionalize the process of continuing education that combines the specific knowledge and pedagogical with the appreciation of the teaching practice so as to encourage reflection, based on the paradigm of complexity as an alternative to overcome the cartesian model training.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2202
Aparece nas coleções:PCS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PUCPR_PPGE_M_Sartori, Glauber_2013.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.