Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLustoza, Cícera Alves
dc.date.accessioned2020-11-24T19:33:21Z-
dc.date.available2020-11-24T19:33:21Z-
dc.date.issued2015-12-04
dc.identifier.citationLUSTOZA, Cícera Alves. Introdução á educação ambiental nas escolas de ensino fundamental I. 2015. 35 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22011-
dc.description.abstractThis work was subject to Environmental Education in Primary Education Schools, the theme was chosen because of growing concern about the changes that man has made and makes the environment. Given the problems that are eliminating life on the planet and endangering the future of the human species, it is necessary to increase the discussions and studies related to the subject, looking for ways to develop a society that is able to live in harmony with what nature offers, without damaging it. This paper aims to discuss what's Environmental Education (EE) and its importance in the formation of conscious and critical citizens, able to intervene in the middle in a sustainable manner, so EE It is in charge of transforming human behavior, not just point out the environmental problems facing the Earth, derived from the human action. The methodology used to carry out the above work was theoretical research and field research conducted in 02 (two) schools municipal city Goioerê-PR. This spatial area, we could see how Environmental Education is being pursued and apprehended by children It was observed that environmental conservation theory is implemented in the knowledge and generating gradually changing habits. The teachers spread the concepts and seek to deploy new way of seeing nature causing behaviors and attitudes will maintain the appropriate environment however , formal education need to work together with government and private agents to effectively there is a significant change in human acts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectMeio ambiente e criançaspt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectEnvironment and childrenpt_BR
dc.titleIntrodução á educação ambiental nas escolas de ensino fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeIntroduction to environmental education in primary education schoolspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a Educação Ambiental nas Escolas de Ensino Fundamental I, o tema foi eleito devido à crescente preocupação com as alterações que o homem fez e faz com o meio ambiente. Perante os problemas que estão eliminando vidas no planeta e colocando em risco o futuro da própria espécie humana, faz-se necessário aumentar as discussões e estudos relacionados ao tema, procurando meios de se desenvolver uma sociedade que seja capaz de viver em harmonia com o que a natureza oferece, sem prejudicá-la. O presente trabalho objetiva discorrer sobre o que é Educação Ambiental (EA) e sua importância na formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de intervir no meio de forma sustentável, portanto, a EA está encarregada de transformar o comportamento humano. A metodologia utilizada para a realização do exposto trabalho foram pesquisas teóricas e pesquisa de campo realizada em 02 (duas) escolas municipais da cidade de Goioerê-PR. Neste recorte espacial, foi possível verificar como a Educação Ambiental está sendo exercida e apreendida pelas crianças, observou-se que a teoria de conservação ambiental está sendo implantada nos saberes e gradativamente gerando mudança de hábitos, ou seja, os docentes disseminam os conceitos e procuram implantar nova maneira de ver a natureza, causando comportamentos e atitudes convenientes á manutenção do meio ambiente, todavia, a educação formal necessita de trabalhar em conjunto com governo e agentes privados para que haja efetivamente uma mudança significativa nos atos humanos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.contributor.referee1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.contributor.referee2Costa, Michelle Budke
dc.contributor.referee3Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_20.pdf462,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.