Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dalla Vecchia, Silvana | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T19:32:23Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T19:32:23Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-23 | |
dc.identifier.citation | DALLA VECCHIA, Silvana. Determinação do teor de álcool na gasolina por meio da abordagem investigativa. 2013. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22004 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to discuss the importance of the use of practical activities in chemistry, in the classroom. In this work are presented results from an experimental activity carried in Chemistry through investigative approach. Students received a text contextualized with a problem that could only be solved experimentally, in the complete absence of any previously supplied script. The resolution was developed through the conceptual and procedural content matching, which were explained and discussed before the experiment. The students worked in small groups that should propose an experimental procedure to solve the problem. At the end of the experiment, wrote a report. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por atividades | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Experiential learning | pt_BR |
dc.subject | Active learning | pt_BR |
dc.title | Determinação do teor de álcool na gasolina por meio da abordagem investigativa | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por finalidade discutir a importância da utilização, de atividades práticas em Química, na sala de aula. Neste trabalho, são apresentados resultados obtidos a partir de uma atividade experimental de Química desenvolvida por meio da abordagem investigativa. Os alunos receberam um texto envolvendo uma contextualização e um problema que somente poderia ser resolvido experimentalmente, na completa ausência de qualquer roteiro previamente fornecido. A resolução foi desenvolvida por meio do conteúdo conceitual e procedimental correspondentes, que foram explicados e discutidos antes do experimento. Os alunos trabalharam em pequenos grupos que deveriam propor um procedimento experimental para resolver o problema. Ao término do experimento, redigiram um relatório. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival | |
dc.subject.cnpq | Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_III_2012_74.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.