Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDalla Vecchia, Silvana
dc.date.accessioned2020-11-24T19:32:23Z-
dc.date.available2020-11-24T19:32:23Z-
dc.date.issued2013-03-23
dc.identifier.citationDALLA VECCHIA, Silvana. Determinação do teor de álcool na gasolina por meio da abordagem investigativa. 2013. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22004-
dc.description.abstractThis study aimed to discuss the importance of the use of practical activities in chemistry, in the classroom. In this work are presented results from an experimental activity carried in Chemistry through investigative approach. Students received a text contextualized with a problem that could only be solved experimentally, in the complete absence of any previously supplied script. The resolution was developed through the conceptual and procedural content matching, which were explained and discussed before the experiment. The students worked in small groups that should propose an experimental procedure to solve the problem. At the end of the experiment, wrote a report.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleDeterminação do teor de álcool na gasolina por meio da abordagem investigativapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por finalidade discutir a importância da utilização, de atividades práticas em Química, na sala de aula. Neste trabalho, são apresentados resultados obtidos a partir de uma atividade experimental de Química desenvolvida por meio da abordagem investigativa. Os alunos receberam um texto envolvendo uma contextualização e um problema que somente poderia ser resolvido experimentalmente, na completa ausência de qualquer roteiro previamente fornecido. A resolução foi desenvolvida por meio do conteúdo conceitual e procedimental correspondentes, que foram explicados e discutidos antes do experimento. Os alunos trabalharam em pequenos grupos que deveriam propor um procedimento experimental para resolver o problema. Ao término do experimento, redigiram um relatório.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_74.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.