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dc.creatorSilveira, Silas José da
dc.date.accessioned2020-11-24T19:31:15Z-
dc.date.available2020-11-24T19:31:15Z-
dc.date.issued2012-12-07
dc.identifier.citationSILVEIRA, Silas José da. Spore: jogo eletrônico convencional aplicado com finalidade didática no ensino de ciências e biologia. 2012. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21995-
dc.description.abstractSpore is a video game developed by Maxis Software and distributed by Electronic Arts. Launched in 2008, the product is designer games Will Wright, the creator of The Sims - electronic game of life simulation where the main objective is the achievement of goals that lead to individual advancement of its "Sims" virtual people controlled by the player game -. Spore game play has substantiated this context of power over shares held by a character during the game. The player has control of the evolution of a species (his character in the game) through five distinct stages (cell, creature, tribal, civilization and space) which differ from each other by specialty skills in each estapa. At the beginning of the game, Spore builds its plot in the theory of cosmic paspermia - generated life on another planet and brought to Earth as meteorites in primary form of life - this hypothesis is not yet fully accepted by science. However, during the course of the game, Spore features, particularly in its two initial stages (cell and creature) proven scientific concepts about the behavior and evolution of living beings. Content difficult to understand how cognitive emergence of life and evolution of species taught in school science and biology are explored through play in Spore. In large part, this involves complex information in a pseudo-knowledge demonstrated by students in the classroom, from beliefs and propositions linked to common sense, thus representing epistemological barrier in the appropriation of scientific data in the process of teaching and learning. By fall into several categories such as games, simulation, strategy and action free, Spore has not defined a genre designation as little didactic, however in Brazil, this officially classified as game simulative, information disclosed by the company and the Ministry of Justice. Video games are listed with technological development. This multimedia market has as its major consumers and young adolescents, ages closely linked to the learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEvolutionpt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleSpore: jogo eletrônico convencional aplicado com finalidade didática no ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoSpore é um jogo eletrônico desenvolvido pela Maxis Software e distribuido pela Electronic Arts. Lançado em 2008, é produto do desingner de jogos Will Wright, mesmo criador de The Sims – jogo eletrônico de simulação da vida onde o principal objetivo é o alcance de metas que conduzem a avanço individual de seus “Sims” pessoas virtuais controlada pelo jogador no jogo –. Spore tem sua jogabilidade fundamentada nesse contexto de poder sobre ações realizadas por um personagem durante o jogo. O jogador tem o controle da evolução de uma espécie (seu personagem no jogo) através de cinco estágios distintos (celular, criatura, tribal, civilização e espacial) os quais diferenciam-se entre si pela especialidade de habilidades em cada etapa. No inicio do jogo, Spore baseia-se seu enredo na teoria da paspermia cósmica – vida gerada em outro planeta e trazida à terra em meteoritos como forma de vida primária – , essa hipótese ainda não é inteiramente aceita pela ciência. Porém, durante o transcorrer do jogo, Spore apresenta, principalmente em seus dois estágios iniciais (celular e criatura) conceitos científico comprovados sobre o comportamento e evolução dos seres vivos. Conteúdos de difícil compreensão cognitiva como surgimento da vida e evolução das espécies ministrados nas disciplinas de ciências e biologia são explorados em Spore de forma lúdica. Em grande parte, essa complexa informação implica em um pseudo-conhecimento demonstrado por alunos em sala de aula, proveniente de crenças e proposições atreladas ao senso comum, representando assim, barreira epistemológica na apropriação de dados científicos no processo de ensino e aprendizagem. Por se enquadrar em várias categorias de jogos como; simulação, estratégia e ação livre, Spore não possui um gênero definido tão pouco denominação didática, entretanto no Brasil, oficialmente esta classificado como jogo simulativo, informação divulgada pela empresa e pelo Ministério da Justiça. Os jogos eletrônicos estão elencados a evolução tecnológica. Esse mercado de multimídia tem como seus maiores consumidores jovens e adolescentes, faixa etária extremamente ligada ao processo de aprendizado.pt_BR
dc.degree.localFoz do Iguaçupt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Schütz, Fernando
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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