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dc.creatorLeal, Marina Rocha de Castro
dc.date.accessioned2020-11-24T19:29:36Z-
dc.date.available2020-11-24T19:29:36Z-
dc.date.issued2013-03-09
dc.identifier.citationLEAL, Marina Rocha de Castro. A aprendizagem em ciências biológicas na visão de discentes da graduação. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21982-
dc.description.abstractThis study aimed at verifying the learning gap among students of Biological Sciences, as well as mapping their receptiveness to possible content recovery activities. 115 students of approximately 32 different institutions volunteered to the study and answered to a questionnaire of data collection. It was found that there is learning gap among undergraduate students and there was no difference among those from public or private education regarding the difficulties in following undergraduate courses. The greatest difficulties were related to basic disciplines in the exact sciences and to the areas of Biochemistry, Genetics, Calculus, Chemistry and Biophysics. It was also possible to verify that suspension, discontinuation or abandonment of disciplines or course failures seem to be related to these gaps and to teacher’s methodology. Finally, undergraduate students seemed receptive to supporting activities parallel to undergraduation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCapacidade de aprendizagempt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectLearning abilitypt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.titleA aprendizagem em ciências biológicas na visão de discentes da graduaçãopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou verificar a existência de defasagem de aprendizagem entre graduandos de Ciências Biológicas, bem como mapear sua receptividade a possíveis atividades de recuperação de conteúdos. 115 estudantes de aproximadamente 32 instituições diferentes participaram voluntariamente do estudo e responderam ao questionário de coleta de dados. Constatou-se a existência de certa defasagem na aprendizagem entre os graduandos e não houve diferença entre os advindos da educação básica pública ou particular quanto às dificuldades em acompanhar as disciplinas da graduação. As maiores dificuldades relacionaram-se às disciplinas básicas da área de exatas e às áreas de Bioquímica, Genética, Cálculo, Biofísica e Química. Constatou-se que o trancamento, cancelamento ou abandono de disciplinas e as reprovações relacionam-se à existência defasagens e também à metodologia dos professores. Por fim, verificou-se que há receptividade dos graduandos a atividades de apoio paralelas à graduação.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Periotto, Fernando
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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