Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Paula Cristina de Oliveira
dc.date.accessioned2020-11-24T19:29:21Z-
dc.date.available2020-11-24T19:29:21Z-
dc.date.issued2013-03-02
dc.identifier.citationRODRIGUES, Paula Cristina de Oliveira. Aula prática como ferramenta no processo de aprendizagem significativa. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21980-
dc.description.abstractThis paper presents a brief discussion on the importance of practical classes in science teaching in elementary school, which covers from 6th to 9th grade. These practical classes can be implied as experimental classes, field classes, planned observations, in other words, classes that flee from the simple chalk-and-blackboard model in the classroom. Data collection took place in a private school in Foz do Iguaçu, where students have practical classes weekly in equipped laboratories. The questionnaire was important to ascertain whether the objectives of these practical classes were achieved, if they really complemented the lectures, making learning more meaningful for the student. With data analysis, it was noticed that students really solve their doubts in practical classes, and most importantly, they recognize the importance of observing in practice what has been studied, and then offering them another tool, which does not depend only on their imagination.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.titleAula prática como ferramenta no processo de aprendizagem significativapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda uma breve discussão sobre a importância de aulas práticas no ensino de ciências no ensino fundamental II, que abrange de 6º ao 9º ano. As referidas aulas práticas podem ser subentendidas como aulas experimentais, aulas em campo, observações planejadas, ou seja, aulas que fogem do simples modelo giz e quadro negro da sala de aula. A coleta de dados ocorreu em uma escola particular de Foz do Iguaçu, onde os alunos têm aulas práticas semanalmente, em laboratórios devidamente equipados. O questionário aplicado foi importante para averiguar se os objetivos dessas aulas práticas estavam sendo atendidos, ou seja, se elas realmente complementavam as aulas teóricas, tornado assim a aprendizagem significativa para o aluno. Com a análise dos dados, percebeu-se que os alunos realmente tiram suas dúvidas nas aulas práticas, e o mais importante, que eles reconhecem a importância de observar na prática o que foi estudado, sendo então disponibilizado a eles mais uma ferramenta, e que não depende apenas da sua imaginação.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bresolin, Adriano de Andrade
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_60.pdf523,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.