Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorColpani, Juraci
dc.date.accessioned2020-11-24T19:28:07Z-
dc.date.available2020-11-24T19:28:07Z-
dc.date.issued2012-03-02
dc.identifier.citationCOLPANI, Juraci. A linguagem conceitual e a compreensão das disciplinas curriculares. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21970-
dc.description.abstractThe learning success of the students is a concern of most teachers, in both human and exact sciences, it’s seen as an investigational resource of the pedagogic acting in the classroom, where the act of teaching faces the act of learning in a way that the success of an action is the reflection of another. These interfering aspects in the educative process are mediated, and depending how they are used, it can be considered an enabler agent or not, because its efficiency is one of the main challenges of the educational professionals. When the professional works with this intellectual ability he may be helping the learner to understand the concepts better, organize his thoughts and interact with the society. In this way, the present research shows itself pertinent, because it searches ways to demonstrate how efficiently is the usage of language in the process of teaching Science. The research was realized with the students of the final grades of elementary and high school at Colégio Estadual Euclides da Cunha – Matelândia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA linguagem conceitual e a compreensão das disciplinas curricularespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO sucesso na aprendizagem discente é com certeza uma preocupação da maioria dos professores, seja da área das ciências exatas como das humanas, sendo visto como instrumento investigador do agir pedagógico em sala de aula colocando face a face o ato de ensinar e aprender, de tal modo que o êxito de uma ação é o próprio reflexo da outra. Dentro desses aspectos interferentes na prática educativa destaca-se a linguagem, fator pelo qual a maior parte do processo é mediado e, dependendo de como é utilizado, pode ser um agente tanto facilitador como complicador, pois sua eficácia é um dos principais desafios a ser conquistado pelos profissionais da educação. Trabalhando essa habilidade intelectual o profissional do ensino pode estar auxiliando o educando a compreender melhor conceitos, organizar pensamentos e interagir na sociedade. Desse modo a presente pesquisa mostra-se pertinente, pois busca indicadores que possam demonstrar o quanto tem sido eficaz o uso da linguagem no processo de ensino de ciências, tendo como população de amostragem, os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Estadual Euclides da Cunha – Matelândia.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Buss, Lenisse Isabel
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_41.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.