Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVelasquez, Larissa Mendes Cruz
dc.date.accessioned2020-11-24T19:28:00Z-
dc.date.available2020-11-24T19:28:00Z-
dc.date.issued2013-03-02
dc.identifier.citationVELASQUEZ, Larissa Mendes Cruz. Educação ambiental e a prática pedagógica de professores de uma escola pública. 2012. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21969-
dc.description.abstractEnvironmental education has become increasingly widespread in the school environment with theoretical and practical activities in an interdisciplinary way, within this context, the present study aimed to identify and analyze the process of teaching and learning of environmental education in the early grades Municipal School Irio Manganelli - CAIC in Foz do Iguaçu - PR. The methodology used is descriptive research and data collection, with a questionnaire with open and closed questions. The collected data was performed in September 2012, after collecting the data were analyzed and expressed in percentages and represented in graphs and topics. The results show that teachers work many issues about the environment in the classroom, in the school community but the issue is not explored, requiring continuous work with environmental education involving all concerned citizens to form and multipliers knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleEducação ambiental e a prática pedagógica de professores de uma escola públicapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental vem se disseminando cada vez mais no ambiente escolar, com atividades práticas e teóricas de forma interdisciplinar. Dentro deste contexto, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar como os professores trabalham a Educação Ambiental dentro de sala de aula. Foi observado o processo de ensino aprendizagem dos docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irio Manganelli – CAIC em Foz do Iguaçu-PR. Empregaram-se questionários com questões abertas e fechadas. Os dados coletados foram realizados no mês de setembro de 2012 e após a coleta os dados foram contabilizados e expressos em porcentagens e representados em gráficos e tópicos. Os resultados obtidos mostram que os professores trabalham vários assuntos sobre o meio ambiente em sala de aula, porém a maioria não desenvolve projetos e não participam de treinamentos a cerca do tema. Assim, na comunidade escolar a questão é pouco explorada, necessitando de um trabalho contínuo com ações de educação ambiental que envolva a todos, para formar cidadãos conscientes e multiplicadores do conhecimento.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Michelle Budke
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_45.pdf579,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.