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dc.creatorFantinati, Maria Aparecida da Silveira
dc.date.accessioned2020-11-24T19:27:24Z-
dc.date.available2020-11-24T19:27:24Z-
dc.date.issued2013-03-16
dc.identifier.citationFANTINATI, Maria Aparecida da Silveira. Percepção acerca da preservação ambiental – um estudo de caso com alunos especiais. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21964-
dc.description.abstractEnvironmental education appears as one of the likely strategies for coping with abnormal twofold order of civilization, cultural and social. Its probability analysis and emancipation tends to trigger a tangle of procedures in which the demand for individual and collective cultural and social transformations are linked and intertwined. The openings between the Government and the school community place the state as complicit in this process of change in status that is Brazilian society. In the environmental field, the state has matured cover regulatory standards. Environmental education plays, therefore, a process where the state and civil society, giving greater significance to public policies through dialogue. In this sense, the construction of environmental education as public policy is practiced by the Ministry of Education and Culture (MEC) and the Ministry of Environment (MMA), but suggests applying direct intervention methodologies, regulations that strengthen the articulation of different social actors (in areas: formal and non-formal education). Experience in practice with children with special needs, care they can have with the food we eat, how to preserve the environment they live in, with simple actions, such as separating garbage, give target those who harm the health, well like where does the water they drink and the care for its quality and purity is trying to teach and help them along with their families there is preservation of life of human beings and the Earth.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectBiodiversidade - Conservaçãopt_BR
dc.subjectMudança socialpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectBiodiversity conservationpt_BR
dc.subjectSocial changept_BR
dc.titlePercepção acerca da preservação ambiental – um estudo de caso com alunos especiaispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental aparece como uma das prováveis estratégias para o enfrentamento da anormalidade civilizatória de dúplice ordem, cultural e social. Sua probabilidade de análise e de emancipação tende a desencadear um emaranhado de procedimentos nos quais a procura individual e coletiva por transformações culturais e sociais estão unidas e indissociadas. As aberturas entre o Poder Público e a comunidade escolar, coloca o Estado como cúmplice desta no processo de modificação do status que se encontra a sociedade brasileira. No campo ambiental, o Estado tem amadurecido em abranger padrões regulatórios. A educação ambiental desempenha, portanto, um processo onde o Estado e a sociedade civil, dão um maior significado às políticas públicas a partir do diálogo. Nesse sentido, a construção da educação ambiental como política pública é praticada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), mas sugere aplicação metodologias de intervenção direta, regulamentação que fortalecem a articulação de distintos atores sociais (nos âmbitos: formal e não formal da educação). Vivenciar na prática, com crianças com necessidades especiais, cuidados que se pode ter com o alimento que se come, como se preserva o meio em que vivem, com atitudes simples, como o separar do lixo, dar destino àqueles que prejudicam a saúde, bem como de onde vem à água que bebem e os cuidados para com sua qualidade e pureza é tentar ensinar e contribuir para que junto com suas famílias haja preservação da vida dos seres humanos e do Planeta Terra.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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