Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Mírian Machado Hernandes
dc.date.accessioned2020-11-24T19:27:03Z-
dc.date.available2020-11-24T19:27:03Z-
dc.date.issued2011-07-02
dc.identifier.citationBARROS, Mírian Machado Hernandes. Horta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciências. 2011. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21961-
dc.description.abstractThis paper describes the utilization of the school garden within the Pioneers State and College State Professor Manoel Moreira Pena located in the city of Foz do Iguaçu – PR. During the development of this study aimed to address the teaching of science from the standpoint of benefits and advantages of the use and maintenance of the garden within the school and how this tool can help teachers and students in teaching and learning process, arousing interest in participation student’s obtainment of new concepts and skills that are constructed through interdisciplinarity, the awareness of preservation and modification of eating habits. After the development of this study made clear the need for other schools to roll out the cultivation of garden within the school as a way to improve student learning, quality teaching and feeding in and out of school and how and effective contribution to teaching sciences in relation to the contents covered.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectFood habitspt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.titleHorta escolar: os benefícios da utilização desta ferramenta como auxilio no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve a utilização da horta escolar dentro do Colégio Estadual Pioneiros e Colégio Estadual Professor Manoel Moreira Pena situados no município de Foz do Iguaçu – PR. Durante o desenvolvimento deste estudo cujo objetivo foi abordar o ensino de ciências sob o enfoque dos benefícios e vantagens da utilização e manutenção da horta dentro da escola e como esta ferramenta pode auxiliar os professores e alunos no processo de ensino aprendizagem, despertando o interesse na participação dos alunos, obtenção de novos conceitos e habilidades que são construídas através da interdisciplinaridade, a consciência de preservação e modificação de hábitos alimentares. Após o desenvolvimento deste estudo ficou evidente a necessidade de outras escolas implantarem o cultivo de horta dentro da escola, como forma de melhorar o aprendizado dos alunos, a qualidade de ensino e a alimentação dentro e fora da escola e como é eficaz a contribuição para o ensino de ciências na relação dos conteúdos abordados.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Schutz, Fabiana Costa de Araújo
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2011_1_05.pdf750,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.