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dc.creatorCruz, Juliana Barreto Maximiano da
dc.date.accessioned2020-11-24T19:26:08Z-
dc.date.available2020-11-24T19:26:08Z-
dc.date.issued2013-03-09
dc.identifier.citationCRUZ, Juliana Barreto Maximiano da. A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21953-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.titleA influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vidapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que implica em uma constante troca de informações e conhecimentos. Neste trabalho buscou-se verificar a percepção dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual em relação às aulas de educação física e ciências, como importante fonte de informação, referenciando-se a isso o desenvolvimento de uma vida com qualidade. Este trabalho foi dividido em uma parte teórica, realizada pela disciplina de Ciências, onde os alunos tiveram acesso a informações sobre atividade física, a importância de manter hábitos saudáveis para se alcançar uma vida mais saudável, sedentarismo, composição química dos alimentos e tabela nutricional. Na parte prática, realizada pela disciplina de Educação Física, os alunos participaram de atividades recreativas e desportivas e passaram por uma pesagem e verificação de altura para a realização do cálculo do índice de massa corporal. Na pesquisa de campo realizada, observou-se que grande parte dos alunos está com o peso dentro da normalidade, praticam atividade física regularmente e se alimentam de forma saudável. Entretanto, também observou-se que esses alunos não conseguem ver a ligação existente entre as disciplinas e educação física e ciências, mesmo sabendo que ambas tratam basicamente dos mesmos assuntos, quando falado do corpo humano.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Viera, Graciela Leila Heep
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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