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dc.creatorPorto, Franciélli Maciel Rodrigues
dc.date.accessioned2020-11-24T19:23:26Z-
dc.date.available2020-11-24T19:23:26Z-
dc.date.issued2011-07-02
dc.identifier.citationPORTO, Franciélli Maciel Rodrigues. Ensino de ciências na educação infantil. 2011. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21928-
dc.description.abstractThe main propose of this work was to investigate how science contents are performed in early childhood education, showing witch issues are transmitted to the CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) São Francisco students, and how they are approached by teachers, highlighting the importance of science education The school is located in the Morumbi district II, Foz do Iguaçu – PR. The approach of the problem was through qualitative research, by using a study case. Through observation was made a comparison with the theoretical background, to reach a particular conclusion regarding the teaching of science in early childhood education. The methodological assessments involved a questionnaire with five open questions, which was answered by thirteen interviewed teachers. Through the research it was found that teachers consider very important the work with science contents, in addition, they are continuously invited for expansion experiences and diversified the knowledge construction, enabling the learner to seek logical explanations and develop critical stance in social contexts. The contents of sciences took in account at the school are varied, and developed through theoretical and practical classes as well as by using jokes, games and fun activities, essential to be worked in early childhood education. These contents are developed by an interdisciplinary way. It had been noticed that the Municipality has a basic curriculum (AMOP, 2007) that guides fundamental and early childhood education in public schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino pré-escolarpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação pré-escolar - Programas de atividadespt_BR
dc.subjectPreschool teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation, Preschool - Activity programspt_BR
dc.titleEnsino de ciências na educação infantilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o ensino de ciências na educação infantil, evidenciando os conteúdos que são transmitidos para os alunos do C.M.E.I (Centro Municipal de Educação Infantil) São Francisco, localizado na região do bairro Morumbi II, e a forma como os mesmos são abordados pelos professores, destacando a importância do ensino de ciências nesse âmbito. A forma de abordagem do problema foi por meio de pesquisa qualitativa, sem o intuito de medir ou quantificar os dados coletados, sendo descritiva, explicativa, do tipo estudo de caso, pois buscou a descrição e explicação dos fatos perante a realidade existente. Por meio da observação se fez um comparativo com o embasamento teórico, para chegar a uma determinada conclusão referente ao ensino de ciências na educação infantil, utilizando como instrumentos para essa análise questionários com cinco perguntas abertas. A amostra foi composta por treze professores, de um total de vinte. Mediante a pesquisa, foi constatado no âmbito da educação infantil que os professores consideram de suma importância o trabalho com os conteúdos pertinentes a área de ciências, onde os mesmos são direcionados para ampliação das experiências e construção de conhecimentos diversificados, possibilitando ao educando buscar explicações lógicas e desenvolver postura crítica em contextos sociais. Os conteúdos de ciências desenvolvidos no C.M.E.I são variados, ressaltando que a instituição possui um Currículo Básico para a Escola Pública Municipal: Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais (AMOP, 2007), que norteia os temas a serem trabalhados, os quais são desenvolvidos por meio de teorias e práticas, assim como brincadeiras, jogos e atividades lúdicas, algo essencial a ser trabalhado na educação infantil. Esses conteúdos são abordados no contexto escolar de forma interdisciplinar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Câmara, Carla Daniela
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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