Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maelly Rodrigues Lima de
dc.date.accessioned2020-11-24T19:23:20Z-
dc.date.available2020-11-24T19:23:20Z-
dc.date.issued2011-07-02
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maelly Rodrigues Lima de. A educação ambiental como o melhor caminho para a redução dos graves problemas ambientais. 2011. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Telemâco Borba, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21927-
dc.description.abstractThis work focuses on reporting the main educational practice experienced by (the) teachers (as) Early Childhood Education and Elementary in relation to the theme of Environmental Education and reveal the main problems and challenges faced by them in their daily educational practice. For data collection, we conducted a survey that was field observation, the School Hall Elementary School Marshal Arthur of Costa e Silva, located in Telêmaco Borba – PR. The methodology was based on a qualitative approach, having as a tool for data collection questionnaire beforehand. As a result of this study is that the contents more focused on environmental education are: Water, trash, recycling, global warming and Agenda 21. It was concluded that the school studies analyzed to understand environmental issues and passes it on to students the importance of environmental preservation, through their role as citizens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectConservação da naturezapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectConservação da naturezapt_BR
dc.subjectNature conservationpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectNature conservationpt_BR
dc.titleA educação ambiental como o melhor caminho para a redução dos graves problemas ambientaispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como enfoque principal relatar a prática educativa vivenciada pelos (as) professores (as) da Educação Infantil e Fundamental, em relação à temática de Educação Ambiental e revelar os principais impasses e desafios encontrados por eles, em sua prática educativa cotidiana. Para o levantamento de dados, realizamos uma pesquisa que teve como campo de observação, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Arthur da Costa e Silva, localizada no município de Telêmaco Borba - Paraná A metodologia pautou-se pela abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário previamente elaborado. Observou-se que os conteúdos mais enfocados na educação ambiental são: Água, lixo, reciclagem, aquecimento global e Agenda 21. Conclui-se que a escola em estudo procura entender as questões ambientais e repassa aos alunos a importância da preservação ambiental, exercendo seu papel de cidadania.pt_BR
dc.degree.localTelemâco Borbapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Schutz, Fabiana Costa de Araújo
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_36.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.