Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2020-11-24T19:20:36Z-
dc.date.available2020-11-24T19:20:36Z-
dc.date.issued2018-09-01-
dc.identifier.citationCARVALHO, Cristina da Silva. Pressupostos na implantação da horta escolar suspensa em uma escola de educação Infantil – Relato de experiência. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21899-
dc.description.abstractThis work had as its theme the implantation of a suspended school garden in a kindergarten school, aiming to demonstrate that the student of any age group, can be stimulated beneficially through pedagogical practices. The method used in this work is a case study that allowed the investigation and analysis of the whole process during the experiences experienced in the development of the garden. The aim of the project was to provide learning through the planting and cultivation of vegetables, seeking the adoption of healthy habits, involving students with the school environment and its team, as well as providing sustainability concepts using the reuse of materials such as PET bottles, even in the face of challenges such as lack of space and structure in the institution. According to the research carried out with parents / guardians and with teachers, represented by graphs, we find through data collected, great benefits. We observed the students 'food preferences and which vegetables they did not have the habit of ingesting, allowing a greater variety in the offer, besides analyzing the parents / guardians and teachers' view on the implementation of the suspended school garden, what initiatives the children had already been involved in the family and school environment and to verify what activities the students identified most during the process. The benefits achieved by the implementation of the suspended school garden are great, since it becomes effective in the search for healthier habits and in the reutilization of materials as didactic resource. Still, we emphasize that the suspended garden was an efficient alternative for the exploration of the existing physical space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHortaliçaspt_BR
dc.subjectPlantio (Cultivo de plantas)pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectVegetablespt_BR
dc.subjectPlanting (Plant culture)pt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titlePressupostos na implantação da horta escolar suspensa em uma escola de educação Infantil – Relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeAssumptions in the implantation of the suspended school garden in a kindergarten school - Experience reportpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a implantação de uma horta escolar suspensa em uma escola de Educação Infantil, visando demonstrar que o aluno de qualquer faixa etária, pode ser estimulado beneficamente através de práticas pedagógicas. O método utilizado neste trabalho é um estudo de caso que possibilitou a averiguação e análise de todo processo durante as experiências vivenciadas no desenvolvimento da horta. O objetivo da implantação foi proporcionar aprendizagem através do plantio e cultivo de hortaliças, buscando a adoção de hábitos saudáveis, envolvendo os alunos com o ambiente escolar e sua equipe, além de proporcionar noções de sustentabilidade utilizando a reutilização de materiais, como as garrafas PET, mesmo diante de desafios como falta de espaço e estrutura na instituição. Conforme as pesquisas realizadas com pais/responsáveis e com os professores, representadas por gráficos, constatamos através de dados levantados, grandes benefícios. Observamos as preferências alimentares dos alunos e quais as hortaliças eles não possuíam o hábito de ingerir, possibilitando uma variedade maior na oferta, além de analisar a visão dos pais/responsáveis e professores sobre a implantação da horta escolar suspensa, quais iniciativas as crianças já haviam sido envolvidas no âmbito familiar e escolar e verificar quais atividades os alunos mais se identificaram durante o processo. São grandes os benefícios alcançados pela implantação da horta escolar suspensa, já que se torna eficaz na busca por hábitos mais saudáveis e na reutilização de materiais como recurso didático. Ainda, destacamos que a horta suspensa foi uma alternativa eficiente para a exploração do espaço físico existente.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pressupostosimplantacaohortaescolar.pdf953,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.