Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Ricardo Cardoso
dc.date.accessioned2020-11-24T19:20:13Z-
dc.date.available2020-11-24T19:20:13Z-
dc.date.issued2014-12-13
dc.identifier.citationLEITE, Ricardo Cardoso. A influência da relação entre homem e animais no aprendizado de zoologia. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21895-
dc.description.abstractThis work investigates how the relationship between men and animals can influence the learning of zoology. We have tested three hypotheses: as greater is the individual affinity for the animals greater is the learning; as greater is the individual daily contact with nature greater is the learning; people who fear the animals have their learning of zoology affected. The data for the tests were obtained using surveys. The surveys were applied to individuals with at least the fundamental teaching complete. The results show that people with greater affinity to animals and higher school level have a greater knowledge about zoology. People with greater contact with nature in their childhood show a greater affinity to animals. At last, people who fear a grasshopper show less knowledge about zoology. The results suggest that understand how the affinity and the fear influence the learning can be an important tool to create new strategies to improve the teaching quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectRelação homem-animalpt_BR
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.subjectZoologypt_BR
dc.subjectHuman-animal relationshipspt_BR
dc.subjectUrbanizationpt_BR
dc.subjectScience - Methodologypt_BR
dc.titleA influência da relação entre homem e animais no aprendizado de zoologiapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga como a relação entre homem e animal pode influenciar no aprendizado de Zoologia. Foram testadas três hipóteses: quanto maior a afinidade de uma pessoa pelos animais maior é o seu aprendizado; quanto mais contato a pessoa tem com a natureza no seu cotidiano maior seu aprendizado; o medo de animais prejudica o aprendizado de Zoologia. Os dados para os testes foram obtidos por meio de questionários padronizados que foram aplicados para pessoas com pelo menos o ensino fundamental completo. Os resultados encontrados mostram que pessoas com maior a afinidade e maior a escolaridade possuem maior conhecimento de Zoologia. Também foi possível diagnosticar que pessoas que tiveram maior contato com o ambiente rural durante a infância apresentam uma maior afinidade por animais. Por fim, pessoas que demonstraram medo de um gafanhoto demonstraram menor conhecimento de Zoologia se comparado "as que não tiveram medo. Os resultados mostram que entender melhor como a afinidade e o medo influenciam o aprendizado pode ser uma ferramenta importante para elaborar novas estratégias para a melhoria da qualidade de ensino.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_74.pdf931,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.