Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMani, Sarassandra Suely Veschi
dc.date.accessioned2020-11-24T19:19:46Z-
dc.date.available2020-11-24T19:19:46Z-
dc.date.issued2014-11-29
dc.identifier.citationMANI, Sarassandra Suely Veschi. A importância dos jogos didáticos no ensino de ciências. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21890-
dc.description.abstractThe target of the present research was to evaluate the importance of didatic games when teaching Sciences, by recognizing the game not only as atractive and dynamic alternative, but also as foment factor to the learning process. The research has been developed with students of the third, fourth and fifth school year and their teachers, in a Municipal School of Araras, SP. Data collection and analisys was performed thru questionaries filled by teachers. The intention also was to gather results from the creation, use and work with educational puzzles and games involving animals basic features. The final result testifies the importance of this tool for the learning process, by developing affective, cognitive and socializing aspects of the students, in a very pleasurable way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleA importância dos jogos didáticos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi avaliar a importância dos jogos didáticos no ensino de Ciências, reconhecendo o jogo como alternativa atrativa e dinâmica, favorecendo o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de ciências, além de proporcionar uma reflexão sobre a utilização de novas práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e professores de uma escola da Rede Municipal de Araras-SP. Foi realizada a coleta e análise de dados junto aos professores através de questionários opinativos, onde se verificou a importância do assunto abordado. A proposta também teve como objetivo elaborar, confeccionar, aplicar e avaliar os jogos educativos, que auxiliam na aprendizagem do conteúdo sobre os animais e suas características, elaborados com base na literatura dos jogos educativos e conteúdos específicos. Onde se verificou que os jogos didáticos no ensino de Ciências possuem papel importante de auxiliar o processo de aprendizagem dos alunos, nos aspectos afetivos, cognitivos e sociais com objetivos a serem alcançados de maneira prazerosa e agradável.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Friedrich, Leidi Cecilia
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_79.pdf621 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.