Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDalgê, Mayara Nauan
dc.date.accessioned2020-11-24T19:18:59Z-
dc.date.available2020-11-24T19:18:59Z-
dc.date.issued2014-11-29
dc.identifier.citationDALGÊ, Mayara Nauan. Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade do uso racional da água. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21881-
dc.description.abstractKnowing the vital importance of water and its lack as a resource in Cordeirópolis, in the State of São Paulo due to the low incidence of rain regarding to what is expected, and the growth of the population and consequently the raise in the demand of water, the access to water is even more limited. Facing this scenario this present work had a goal to study the way the students of the 6th grade from the Elementary School are using the water in their daily life and through the environmental education and didactic resources, educate them about the need to use the water rationally and making sure to see if any change has occurred after the education activities. The information about the use of the water before and after the activities was collected by the means of a questionnaire. Through this methodology was possible to note that a great part of public has been using the water unnecessarily. After the activities of environmental education and the use of the didactic resources a significant improvement has occurred in the habits toward the appropriate use of the water and its use evenly.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectÁgua - Conservaçãopt_BR
dc.subjectÁgua - Consumopt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectWater conservationpt_BR
dc.subjectWater consumptionpt_BR
dc.titleEducação ambiental na escola: conscientização da necessidade do uso racional da águapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoSabendo-se da importância vital da água e da escassez deste recurso no município de Cordeirópolis no Estado de São Paulo em decorrência ao baixo volume de chuvas em relação ao esperado e do crescimento populacional e consequentemente do aumento da demanda pela água, o acesso à água está cada vez mais limitado. Diante deste cenário o presente trabalho teve por objetivo analisar a forma como os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cordeirópolis e seus familiares estão utilizando a água no cotidiano e por meio da educação ambiental e recursos didáticos, conscientizá-los da necessidade de utilizar a água racionalmente e verificando se ocorreu alguma mudança de hábito após as atividades de conscientização. As informações sobre a utilização da água antes e após as atividades foram coletadas por meio de questionário. Através desta metodologia foi possível constatar que grande parte do público-alvo estava utilizando a água de modo desnecessário. Após o desenvolvimento das atividades de educação ambiental e do uso dos recursos didáticos, ocorreu uma melhora significativa nos hábitos para o uso apropriado da água e da sua utilização de maneira mais equilibrada.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Friedrich, Leidi Cecilia
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_60.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.