Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFadel, Nathalia
dc.date.accessioned2020-11-24T19:18:44Z-
dc.date.available2020-11-24T19:18:44Z-
dc.date.issued2014-11-29
dc.identifier.citationFADEL, Nathalia. Ecopedagogia e educação ambiental no ensino de ciências. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21878-
dc.description.abstractThe discourse on environmental degradation, globalization, society, politics and culture is increasingly present in educational environments, with the intention to developing ways to educate citizens more able and aware, so the present work aims to reflect and highlight e the importance of ecopedagogy and environmental education in science education and understand the concept of theory/movement ecopedagogy. Environmental education is present in education since the early days, ecopedagogy emerged at the end of 20th century as a movement based on the ideas of Moacir Gadotti based on work of Francisco Gutiérrez that today is managed by Paulo Freire Institute, she came with the intention of combining the environmental education for the formation of a citizen concerned about environmental issues, social and cultural rights, in which the three factors come together so that the planet is sustainable so that everyone has the same rights and respect as well as you know whether the respect planet. For the ecopedagogy and environmental education and gain strength in education and in science education necessary to reorientation of curriculum and preparation of educators and the school in order to rethink their practices transmission of knowledge is not mechanized and that can contribute to the formation of a planetary citizen. The study shows that education is the tool to spread the presupposition of ecopedagogy and environmental education through the teaching of science, and that the ecopedagogy complements the environmental education in order to contribute to the training of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem perceptivapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPerceptual learningpt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.titleEcopedagogia e educação ambiental no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoOs discursos sobre a degradação ambiental, a globalização, a sociedade, política e cultura se mostra cada vez mais presente nos ambientes de ensino, com a pretensão de desenvolver maneiras de formar cidadãos mais capazes e conscientes, portanto o presente trabalho tem como objetivo refletir e evidenciar a importância da ecopedagogia e da educação ambiental no ensino de ciências e compreender o conceito da teoria/movimento ecopedagogia. A educação ambiental se faz presente na educação desde os primórdios, a ecopedagogia surgiu no final do século 20 como um movimento a partir das ideias de Moacir Gadotti com base na obra de Francisco Gutiérrez que atualmente é gerenciado pelo Instituto Paulo Freire, ela veio com o intuito de se aliar a educação ambiental para na formação de um cidadão preocupado com as questões ambientais, sociais e culturais, no qual os três fatores se juntam para que o planeta seja sustentável de maneira que todos tenham os mesmo direitos e que saibam se respeitar bem como o respeitar planeta. Para que a ecopedagogia e a educação ambiental ganhem força na educação e no ensino de ciências se faz necessário uma reorientação dos currículos e uma preparação dos educadores e da escola a fim de repensar suas práticas para que a transmissão do conhecimento não seja mecanizada e que possa contribuir para a formação de um cidadão planetário. O estudo mostra que a educação é a ferramenta para difundir o pressuposto da ecopedagogia e da educação ambiental através do ensino de ciências, e que a ecopedagogia complementa a educação ambiental de maneira a contribuir com a formação dos educandos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Periotto, Fernando
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_67.pdf568,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.