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dc.creatorKido, Nadialine Barbosa
dc.date.accessioned2020-11-24T19:18:24Z-
dc.date.available2020-11-24T19:18:24Z-
dc.date.issued2014-12-13
dc.identifier.citationKIDO, Nadialine Barbosa. A educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SP. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21874-
dc.description.abstractThis work had as its theme the survey on Environmental Education (EE) in science education by probing 9th graders of elementary school State School Fernandes Manuel Albaladejo, Sumaré-SP. Environmental issues have been the subject of much debate worldwide. One of the ways found to reverse the degradation of the environment is the inclusion in the community through environmental education, with the goal of forming conscious and aware citizens, committed to environmental principles. The aim of this study was to diagnose as the School that has worked on awareness and change of students in order to probe the failures and successes in promoting EE. The main findings were: the term environment is not yet clear to the students, many students associate only with nature and others can not define; with respect to EE received in school, 65% claim to be good and great, but about 22% of students still show little concern for the environment; Another interesting result is related to household attitudes, where about 80% of students said they sometimes or always take long bath, and approximately 90% sometimes or always leave more than an appliance connected while demonstrating little concern regarding the use of water and energy, showing that the same does not properly associate their actions and are not effectively sensitized with EE. Education is a process that needs to be worked in stages gradually, so awareness should be linked and interconnected in the educational process so that students understand that EE is part of their lives and accompany them at all times.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem perceptivapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPerceptual learningpt_BR
dc.titleA educação ambiental no ensino de ciências sob perspectiva dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sumaré/SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a sondagem sobre a Educação Ambiental (EA) no ensino de ciências, através da visão de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual do município de Sumaré/SP. As questões ambientais tem sido motivo de grandes debates em todo o mundo. Uma das maneiras encontradas de reverter o quadro de degradação do meio ambiente é a inserção na comunidade através da Educação Ambiental, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e sensibilizados, comprometidos com os princípios ambientais. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar como a Escola referida tem trabalhado na sensibilização dos alunos, a fim de sondar as falhas e acertos na promoção da EA. Os principais resultados encontrados foram: o termo Meio Ambiente ainda não está claro para os alunos; muitos associam apenas com a natureza e outros não sabem definir; com relação à EA recebida na escola, 65% afirmam como sendo boa e ótima, porém cerca de 20% dos alunos ainda demonstram pouca preocupação com o meio ambiente; outro resultado interessante relaciona-se com as atitudes domiciliares, onde cerca de 80% dos alunos afirmaram que às vezes ou sempre tomam banho demorado, e 90% ,aproximadamente, deixa, às vezes ou sempre, mais de um eletrodoméstico ligado ao mesmo tempo, o que demonstra pouca preocupação com relação ao gasto de água e energia, comprovando que os mesmos não associam corretamente suas ações e não estão sensibilizados efetivamente com a EA. A educação é um processo que precisa ser trabalhado em etapas de forma gradual, portanto a sensibilização deve estar associada e interligada no processo educacional, para que os alunos percebam que a EA faz parte de suas vidas e os acompanhará em todos os momentos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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