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dc.creatorSilva, Luiz Eduardo Rodrigues da
dc.date.accessioned2020-11-24T19:18:14Z-
dc.date.available2020-11-24T19:18:14Z-
dc.date.issued2014-12-13
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Eduardo Rodrigues. A percepção ambiental dos alunos de uma escola em Barueri - SP, sobre a criação de aves silvestres. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21872-
dc.description.abstractIllegal breeding wild birds as a major threat to Brazilian resulting avifauna of a historical cultural practice, which is benefited by the ignorance of a people about the damage caused to them and the environmental. Thus, the present study looked at the occurrence of the habit within the family of the students of a school of Barueri, SP, and environmental awareness that present regarding their ecological importance, and as such practice. The survey was conducted with 135 students from 1st to 3rd year of high school, of both sexes, in October 2014, with the completion of a questionnaire that addressed the occurrence of keeping wild birds in captivity and the level of environmental awareness of the students. The study also sought to identify the main motivating factors and to promote this practice in order to provide support to actions and environmental education projects for its conservation attitudes. Based on students responses it was found that the practice of keeping birds in captivity is still occurring even there creating many wild birds. As environmental awareness of students, no statistical correlation was observed regarding attitudes, facing different ages and sex of the same. The results showed that many students have a good level of knowledge about the harm caused by the practice of illegal breeding of wild birds, but many of them have found attitudes contrary to knowledge they have. This questionable paradox, shows a misrepresentation regarding environmental awareness, reinforces the urgent need for action in environmental education that emphasizes and clarifies the damage caused by this practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAnimais silvestres em cativeiropt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAprendizagem perceptivapt_BR
dc.subjectCaptive wild animalspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectPerceptual learningpt_BR
dc.titleA percepção ambiental dos alunos de uma escola em Barueri - SP, sobre a criação de aves silvestrespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA criação ilegal de aves silvestres desponta como uma das principais ameaças a avifauna brasileira, resultante de uma histórica prática cultural, que é favorecida pelo desconhecimento das pessoas a respeito dos prejuízos causados às mesmas e ao meio ambiente. Desta forma, o presente estudo buscou verificar a ocorrência desse hábito no âmbito familiar dos alunos de uma escola de Barueri, SP, e a percepção ambiental que apresentam quanto à sua importância ecológica, e quanto a essa prática. A pesquisa foi realizada com 135 alunos, do 1º ao 3º ano do ensino médio, de ambos os sexos, no mês de outubro de 2014, com o preenchimento de um questionário que abordava a ocorrência da manutenção de aves silvestres em cativeiro,, e o nível de consciência ambiental dos alunos. O estudo também buscou identificar os principais fatores e atitudes motivadoras para a promoção desta prática, de modo a fornecer subsídios às ações e aos projetos de educação ambiental para sua conservação. Com base nas respostas dos alunos verificou-se que a prática de manter aves em cativeiro ainda é muito ocorrente, havendo inclusive a criação de muitas aves silvestres. Quanto a percepção ambiental dos alunos, não foi observada correlação estatística quanto as atitudes, frente as diferentes idades e sexo dos mesmos. Os resultados mostraram que muitos alunos apresentam um bom nível de conhecimento sobre os prejuízos causados pela prática da criação ilegal de aves silvestres, mas muitos revelaram que possuem atitudes contrárias ao conhecimento que possuem. Esse questionável paradoxo, evidenciando uma deturpação quanto à percepção ambiental, reforça a necessidade urgente de ações em educação ambiental que enfatizem e esclareçam os danos causados por essa prática.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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