Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreiros, Glaucia Britto
dc.date.accessioned2020-11-24T19:16:22Z-
dc.date.available2020-11-24T19:16:22Z-
dc.date.issued2014-12-06
dc.identifier.citationBARREIROS, Glaucia Britto. O conceito de professor reflexivo: uma análise sobre as concepções de professores de ciências. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21848-
dc.description.abstractIn teacher training experiences guide the construction of teaching knowledge needed in the profession. But just practice without reflection is not enough to promote an attitude of reflective teacher, with the assumptions of reflective practice (SCHON, 1992; NÓVOA, 1992; FREIRE, 1996; PEPPER, 2002; Perrenoud, 2002; ALARCÃO, 2003; Zeichner, 2008). The research is qualitative in nature and aims to investigate the conceptions of working teachers about the concept "reflective teacher" in order to understand their perspectives on this topic and by means of specific goals: to analyze what participants teachers, understand about reflective teaching and believe they get that reflective practice; identify the experiences of teachers if there is criticism and reflection, and at what time they reflect more and contribute to the actions of future teachers, and ultimately encourage a more reflective and training activities in Teaching. The actors of the research were teachers from Maringá who teach the disciplines of science and biology. Data were collected through semi structured questionnaires, and subsequently subjected to content analysis of Bardin (1977). Observed in the speech of these teachers, who identifies himself claim to improve themselves and to look for improvements in this practice constantly. So in that sense I believe that the work provided us identify the initial training of the actors of the research presented and outlined failures is not very reflective, still observed in all discourses that teachers do not seek to practice this teaching model already passed the theory, however they still find it difficult (time, low wages).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectProfessores de ciênciapt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectScience teacherspt_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.subjectCritical theorypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleO conceito de professor reflexivo: uma análise sobre as concepções de professores de ciênciaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNa formação de professores as experiências norteiam a construção dos saberes docentes necessários a profissão. Porém apenas a prática sem reflexão não é suficiente para promover uma postura de professor reflexivo, com os pressupostos da prática reflexiva (SCHÖN, 1992; NÓVOA, 1992; FREIRE, 1996; PIMENTA, 2002; PERRENOUD, 2002; ALARCÃO, 2003; ZEICHNER, 2008). A pesquisa é de caráter qualitativo, e tem por objetivo investigar as concepções de professores em atividade acerca do conceito “professor reflexivo”, com o intuito de compreender suas perspectivas sobre esse tema e por meio dos objetivos específicos: analisar o que os professores participantes, compreendem sobre o ensino reflexivo e se eles acreditam obter essa prática reflexiva; identificar nas experiências dos professores se há autocrítica e reflexão e em qual momento eles refletem mais e contribuir para as ações dos futuros professores, e por fim incentivar uma formação e atuação mais reflexiva no Ensino de Ciências. Os atores da pesquisa eram professores da cidade de Maringá que lecionam as disciplinas de Ciências e Biologia. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, e posteriormente submetidos a análise de conteúdo de Bardin (1977). Observa se nas falas desses professores, que identifica-se a pretensão de se aprimorar e a buscar por melhorias nessa prática constantemente. Então nesse sentido acredita-se que o trabalho pode identificar que a formação inicial dos atores da pesquisa apresentou falhas e delineou-se pouco reflexiva, mesmo assim observa-se em todos os discursos que os professores buscam não praticar esse modelo de ensino já ultrapassado na teoria, contudo eles ainda encontram dificuldades (tempo, baixos salários).pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bocardi, Juliane Maria Bergamin
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_36.pdf483,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.