Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Layla Oliveira de
dc.date.accessioned2020-11-24T19:15:48Z-
dc.date.available2020-11-24T19:15:48Z-
dc.date.issued2014-11-13
dc.identifier.citationMORAES, Layla Oliveira de. Estudo da influência da vivência prática na construção de uma aprendizagem significativa em alunos do 6º ano do ensino fundamental de Caraguatatuba - SP. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21840-
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the influence of the field class in the teaching and learning of students in the 6th grade of elementary school process. The practice classes took place at the State Park of Serra do Mar, protected area of Atlantic Forest in the municipality of Caraguatatuba - SP. It was applied questionnaires before and after class field with open questions about characteristics of the ecosystem and its fauna and flora and matter of opinion concerning the time of classroom. The responses of the two questionnaires were compared using the Student t test comparing average. The results show that the class of the field positively influenced learning, improving 92% in student test scores on the questionnaire after class field compared with the scores obtained before class field. And the t-test statistically confirmed this result, showing that the class of the field contributes to the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectScience - Methodologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.titleEstudo da influência da vivência prática na construção de uma aprendizagem significativa em alunos do 6º ano do ensino fundamental de Caraguatatuba - SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência da aula de campo no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 6º ano do ensino fundamental. A aula prática ocorreu no Parque estadual da Serra do Mar, área de proteção da Mata Atlântica localizada no município de Caraguatatuba - SP. Foram aplicados questionários antes e depois da aula de campo com questões abertas sobre características do ecossistema e sua fauna e flora e questão de opinião referente ao momento da aula prática. As respostas dos dois questionários foram comparadas por meio do teste t student de comparação de médias. Os resultados mostram que a aula de campo influenciou positivamente na aprendizagem, melhorando em 92% as notas dos alunos no questionário depois da aula de campo comparados com as notas obtidas antes da aula de campo. E o teste t confirmou estatisticamente este resultado, indicando que a aula de campo contribui para processo ensino - aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_48.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.