Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Enio Freire de
dc.date.accessioned2020-11-24T19:15:31Z-
dc.date.available2020-11-24T19:15:31Z-
dc.date.issued2014-12-13
dc.identifier.citationDE PAULA, Enio Freire. Reflexões sobre obras de divulgação e alfabetização científica. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21836-
dc.description.abstractThis study had as a thematic investigate the teacher’s opinions who are working on the Elementary School I about the concepts of scientific divulgation and scientific literacy. For this, we performed a theoretical survey on this discussion and prepared a questionnaire focusing on that theme and applied it to ten teachers from a municipal public school in Martinópolis, a town in the countryside of São Paulo. We can classify this activity as an investigative field research, because of their interpretive-qualitative characteristics evidenced in all stages. Our main objective was to discuss the views of the teachers working in Elementary School I about the concepts of "scientific divulgation " and "scientific literacy”. For this purpose, besides the elaborated questionnaire, we distributed to the teachers participating in the research activity, two collections of books published in Brazil that report this interface between science and the public, they are: the collection "Genius of Science", authored by Luca Novelli, published by Ciranda Cultural and the recent collection "Culture Medium", published by Campinas State University Publishing House. By analyzing the books that make up these collections, we investigated the characteristics used by the teachers in this segment from the Basic Education to classify them into scientific works of divulgation or scientific literacy. During the process of analyzing the results obtained from the questionnaire and the analysis of the offered books, it was possible to perceive some regularities used by teachers for classification / distinction between the scientific “divulgation” and “literacy" terms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.titleReflexões sobre obras de divulgação e alfabetização científicapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática investigar as opiniões dos professores atuantes no Ensino Fundamental I a respeito dos conceitos de divulgação científica e alfabetização científica. Para isso, realizamos um levantamento teórico referente a essa discussão e elaboramos um questionário com foco nessa temática e o aplicamos a dez professores de uma escola integrante da rede pública municipal de Martinópolis, cidade do interior paulista. Podemos classificar essa atividade investigativa como uma pesquisa de campo, devido suas características interpretativo-qualitativas evidenciadas em todas as etapas. Nosso objetivo central consistiu em discutir as opiniões dos professores atuantes no Ensino Fundamental I a respeito dos conceitos de “divulgação científica” e “alfabetização científica”. Além do questionário elaborado, distribuímos aos professores participantes da atividade de pesquisa, livros de duas coleções publicadas no Brasil que retratam essa interface entre ciência e público, são elas: a coleção “Gênios da Ciência”, de autoria de Luca Novelli, editada pela Ciranda Cultural e a recente coleção “Meio de Cultura”, publicada pela Editora da Universidade Estadual de Campinas. Por meio da análise dos livros que compõem essas coleções, investigamos quais as características utilizadas pelos professores desse segmento da Educação Básica para qualificá-las em obras de divulgação científica ou obras de alfabetização científica. Durante o processo de análise dos resultados obtidos mediante o questionário aplicado e a análise dos livros ofertados, foi possível identificarmos algumas regularidades utilizadas pelos professores para a classificação/distinção entre os termos “divulgação” e “alfabetização” científica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_25.pdf518,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.