Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaporalin, Carolina Baldin
dc.date.accessioned2020-11-24T19:15:03Z-
dc.date.available2020-11-24T19:15:03Z-
dc.date.issued2014-12-06
dc.identifier.citationCAPORALIN, Carolina Baldin. A facilitação do processo ensino-aprendizagem de química por sua experimentação. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21829-
dc.description.abstractThe teaching in the natural sciences area, particularly with respect to chemistry, being inefficient in recent years, according to reviews and publications area. Studies own experiences in the classroom, and investigations conducted with graduates of Basic Education, revealed on the one hand, the near absence of conducting experiments in various schools and, secondly, the importance and need for these in the teaching-learning process in Chemistry. In order to this problem, this research presents a study on the design of teachers and students in relation to the concept that attach to experimentation, as well as the relevance and use of chemistry practical classes in relation to the construction of scientific knowledge. We use research-qualitative descriptive approach, where the data were collected through questionnaires with open and closed questions. The results were very significant because it demonstrated the importance of using experimentation during science lessons highlighted by teachers and students. The development of experimental activities in some schools, mediated form, contextualized and related content, in an incipient form, gives signs from being a potential way to the significance of scientific concepts, understanding of phenomena and the formation area teachers and students of these schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação - Métodos experimentaispt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEducation - Experimental methodspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.titleA facilitação do processo ensino-aprendizagem de química por sua experimentaçãopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino na Área de Ciências da Natureza, principalmente com relação à Química, está sendo ineficiente nos últimos anos, de acordo com avaliações e publicações da Área. Estudos, experiências próprias em sala de aula, e investigações realizadas com egressos da Educação Básica, revelam, por um lado, a quase ausência da realização de experimentos em diversas escolas e, por outro, a importância e necessidade destas no processo de ensinoaprendizagem em Química. Com vistas a esta problemática, a presente pesquisa apresenta um estudo sobre a concepção de professores e alunos, em relação ao conceito que atribuem à experimentação, bem como a relevância e uso das aulas práticas de Química na relação com a construção do conhecimento científico. Utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativadescritiva, onde os dados empíricos foram coletados através da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados foram muito significativos, pois demonstraram a importância da utilização da experimentação durante as aulas de Ciências salientadas por professores e alunos. O desenvolvimento de atividades experimentais em algumas escolas, de forma mediada, contextualizada e relacionada a um conteúdo, ainda que de forma incipiente, dá sinais de se constituir numa maneira potencial para a significação dos conceitos científicos, o entendimento dos fenômenos da área e a formação de professores e alunos dessas escolas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ottobelli, Ivonei
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_12.pdf993,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.