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dc.creatorOrso, Priscilla
dc.date.accessioned2020-11-24T19:12:17Z-
dc.date.available2020-11-24T19:12:17Z-
dc.date.issued2014-02-28
dc.identifier.citationORSO, Priscilla. Diagnóstico da aplicação de modelagem matemática para entendimento do crescimento bacteriano. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21780-
dc.description.abstractThe microbiology teaching is a challenge for many teachers and a long time ago stopped being restricted to unniversities, and became a topic constantly discussed in issues of sanitation, citizenship, including reported in technological media when related to population health, such as food outbreaks. The responsibility for ensuring learning, of biology discipline, it’s mainly up to subject teacher. But in case of the brazilian public school, where there’s no support or ensuring the construction of adequate microbiology laboratories to demonstrate that science, is difficult pass to student the dimension of what is na advanced growth of microrganisms. The bacterial exponential growth and this demonstration can be adequated mathematically. With this, this study aimed to evaluate the reality of mathematics teaching in the public schools of the city of Medianeira – PR and quantify the opinions of teachers about the possibility of teaching the microrganisms growth are enhanced through mathematical modeling activities, which dispense infrastructure and only requires thetheme to be proposed that will determine the problems and results. For that were interviewed through two questionnaires, 11 mathematics teachers from public schools. The first questionnaire served as teachers presentation to verify the biggest difficulties in teaching mathematics. The second questionnaire brought questions about specific activities especially in relation of development of mathematical modeling activities and the classification of student development after the activities. Through the literature review it was possible to draw up a practical of mathematical modeling that was applied in the second questionnaire for teacher evaluation on the feasibility of application in the classroom. Was found that the largest share 55% applies mathematical modeling activities in classroom. Between the difficulties in implementing the activities of this type are excessive content of the discipline, unpreparedness, lack of time for preparing lessons and motivation. In relation to the model proposed to modeling the microrganisms growth, 81,81% of teachers believe that model can be full feasibility for implementation in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectMicrobiologypt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.titleDiagnóstico da aplicação de modelagem matemática para entendimento do crescimento bacterianopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de microbiologia é um desafio para muitos professores e há muito tempo deixou de ser tema restrito às universidades, e passou a ser tema abordado constantemente nas questões de saneamento básico, cidadania, reportado inclusive nas mídias tecnológicas ao transmitir destaques relacionados a saúde da população, tais como surtos alimentares. A responsabilidade de garantir o aprendizado, da disciplina de biologia, cabe principalmente ao professor da disciplina. Porém no caso das escolas da rede pública brasileira, onde não há suporte nem garantia de construção de laboratórios de microbiologia adequados para demonstração dessa ciência a dificuldade em repassar ao aluno a dimensão do que é um crescimento avançado de micro-organismos ficou difícil. O crescimento exponencial bacteriano e esta demonstração pode ser adequada matematicamente. Com isto, este trabalho teve como objetivos avaliar a realidade do ensino de matemática das escolas públicas da cidade de Medianeira-PR e quantificar a opinião dos professores a cerca da possibilidade do ensino do crescimento de micro-organismos serem aprimorados através de atividades de modelagem matemática, que dispensam infra-estrutura e necessitam tão somente do tema proposto que determinará assim os problemas e resultados. Para isso foram entrevistados através de 2 questionários 11 professores de matemática da rede pública. O primeiro questionário serviu como apresentação dos professores para verificação das maiores dificuldades encontradas no ensino de matemática. O segundo questionário trouxe perguntas sobre atividades específicas principalmente em relação ao desenvolvimento de atividades de modelagem matemática e a classificação do desenvolvimento do aluno após tais atividades. Através da revisão bibliográfica foi possível redigir um exemplo de prática de modelo matemático que foi aplicado no segundo questionário para avaliação dos professores sobre a viabilidade de aplicação em sala de aula. Foi possível verificar que a maior parcela 55% aplica alguma atividade de modelagem matemática em sala de aula. Entre as dificuldades encontradas na execução de atividades deste tipo são excesso de conteúdo, despreparo, falta de tempo no preparo das aulas e motivação. Em relação ao modelo proposto para modelagem de crescimento de micro-organismos 81,81% dos professores acreditam que pode ser de total viabilidade para aplicação em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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