Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Sandra Alves
dc.date.accessioned2020-11-24T19:11:39Z-
dc.date.available2020-11-24T19:11:39Z-
dc.date.issued2015-11-28
dc.identifier.citationPEREIRA, Sandra Alves. A utilização de recursos educacionais digitais como instrumento facilitador para a aprendizagem de alunos com alguma deficiência. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21766-
dc.description.abstractThe use of technological tools has been considered a high point in our society where with the advent of globalization, being outside of this context makes the individual a digital illiterate, this may lead to social exclusion. Use educational practices to facilitate the assimilation of the contents presented in the classroom makes the results are increasingly positive both for students and for teachers. When it comes to students who have a disability, the use of this facilitator becomes more desirable. In search of building a school that is an educational space of social experiences of democratic coexistence and at the same time, ownership, construction and dissemination of knowledge, but also transformations of living conditions of the children involved, the goal Overall this study was to identify ways to facilitate the teaching content of the learning presented in the classroom for students with a disability, using digital educational resources (RED). Therefore, the implementation of the proposed tool was carried out in a unit of APAE, located in Itapevi/SP.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDigital dividept_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleA utilização de recursos educacionais digitais como instrumento facilitador para a aprendizagem de alunos com alguma deficiênciapt_BR
dc.title.alternativeThe use of digital ediucational resource as facilitador for teaching with disabilitiespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização de ferramentas tecnológicas tem sido considerada um ponto alto na sociedade atual, onde com o advento da globalização, estar fora deste contexto faz do indivíduo um analfabeto digital, podendo levar este a exclusão social. Utilizar práticas educativas que facilitem a assimilação dos conteúdos apresentados em sala de aula faz com que os resultados sejam cada vez mais positivos tanto para alunos, como para os professores. Quando se trata de alunos que possuem algum tipo de deficiência, o uso deste facilitador se torna mais desejável. Em busca da construção de uma escola que seja um espaço educativo de vivências sociais, de convivência democrática e, ao mesmo tempo, de apropriação, construção e divulgação de conhecimentos, como também de transformações de condições de vida das crianças que a frequentam, o objetivo geral deste trabalho foi identificar meios que facilitem a aprendizagem do ensino de conteúdos apresentados em sala de aula para alunos portadores de algum tipo de deficiência, utilizando recursos educacionais digitais (RED). Para tanto, foi realizada a aplicação da ferramenta proposta em uma Unidade da APAE, localizada na cidade de Itapevi/SP.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sobjak, Ricardo
dc.contributor.referee1Sobjak, Ricardo
dc.contributor.referee2Sarmento, Cleonice Mendes Pereira
dc.contributor.referee3Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_80.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.