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dc.creatorSouza, Marinêz de
dc.date.accessioned2020-11-24T19:11:29Z-
dc.date.available2020-11-24T19:11:29Z-
dc.date.issued2014-03-08
dc.identifier.citationSOUZA, Marinêz de. Educação ambiental: concepções de meio ambiente de professores e alunos do meio rural do município de Cascavel – PR. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21762-
dc.description.abstractThe practice of Environmental Education (EA) in the school seeks to ensure teaching and learning that makes students able to understand the environment with its processes and dynamics, and the role and responsibility of man in society. And it is recognizing the complexity and totality of EA to work this theme in school field becomes important, as it provides students reflect on the reality imposed on them daily making them critical and capable individuals to act politically against the questions that haunt the countryside. However, for this to be possible, the acting in the field education teachers should assume the role of environmental educators committed to the educational process and the development of strategies for solving problems of the local community. In view of the above, this study aimed to: i) investigate the average environmental awareness of elementary school teachers and rural areas; ii) verify the conceptions of medium and environment of elementary school students from rural areas; iii) investigate whether the pedagogical practice and conceptions of environment and EA made by teachers influence in the formation of students conceptions. The survey was conducted in two schools in the field of state schools the city of Cascavel, PR, with the participation of teachers of Science and Biology, and students from 5th to 8th grades of elementary school and 1st to 3 rd year of high school. To collect data with the teachers an individual questionnaire composed of objective and essay questions was applied. In data collection with students early activities were proposed as drawings, texts and phrases related to “environment”, followed soon after to finish with an individual questionnaire consisting of objective questions. There was a predominance of conceptions in the "naturalistic" and "anthropocentric" to environmental and "traditional" and "problem solving" to EA, both for students and for teachers, and only one teacher conceptions presented in the categories "globalizing" to environmental and "integrator" for EA, the most advanced. Therefore, these data are strengthening the assumption that students are influenced by the views of their teachers and that few teachers that have a critical understanding of EA in the general context and field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleEducação ambiental: concepções de meio ambiente de professores e alunos do meio rural do município de Cascavel – PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA prática de Educação Ambiental (EA) na escola busca assegurar um ensino-aprendizagem que torne os estudantes aptos a compreenderem o meio ambiente com seus processos e dinâmicas e, o papel e responsabilidade do homem na sociedade. E é reconhecendo a complexidade e a totalidade da EA que trabalhar esse tema na escola do campo torna-se importante, pois proporciona aos estudantes reflexão sobre a realidade que lhes é imposta cotidianamente tornando-os sujeitos críticos e capazes de agir politicamente contra as questões que assombram a zona rural. No entanto, para que isso seja possível, os professores atuantes na educação do campo devem assumir o papel de educadores ambientais comprometidos com o processo educativo e com a elaboração de estratégias de resolução de problemas da comunidade local. Tendo em vista o exposto, esse trabalho teve como objetivos: i) investigar a consciência ambiental de professores do ensino fundamental e médio do meio rural; ii) verificar as concepções de meio ambiente de alunos do ensino fundamental e médio do meio rural; iii) investigar se a prática pedagógica e as concepções de meio ambiente e EA formuladas pelos professores influenciam na formação das concepções dos alunos. A pesquisa foi realizada em duas escolas de campo da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, com a participação de professores de Ciências e Biologia, e alunos de 5º a 8º séries do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Para a coleta de dados com os professores foi aplicado um questionário individual composto por questões objetivas e dissertativas. Na coleta de dados com os alunos foram propostas atividades iniciais como desenhos, frases e textos relacionados ao “meio ambiente”, seguindo-se logo após para a finalização com um questionário individual composto de questões objetivas. Como resultado obteve-se a predominância de concepções nas categorias “naturalista” e “antropocêntrica” para meio ambiente e “tradicional” e “resolução de problemas” para EA, tanto para os alunos quanto para professores, sendo que apenas um professor apresentou concepções nas categorias “globalizante” para meio ambiente e “integradora” para EA, as mais avançadas. Portanto, esses dados vêm fortalecer o pressuposto de que alunos são influenciados pelas concepções de seus professores e que, poucos são os professores que possuem uma compreensão crítica da EA no contexto geral e do campo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Michelle Budke
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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