Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Márcio Aparecido
dc.date.accessioned2020-11-24T19:11:00Z-
dc.date.available2020-11-24T19:11:00Z-
dc.date.issued2014-03-15
dc.identifier.citationPinto, Márcio Aparecido. O álcool como fator de interferência no ensino fundamental. 2014. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21749-
dc.description.abstractExist which help children and adolescents experience or become dependent on alcohol or consumerist, may be biological, psychological and social origin, which are influenced by friends or family. There are also other factors that contribute to this to occur, such as the influence of subcultures and fashions of life's problems. The habit of drinking can cause several damages to the individual, such as job performance, psychological functioning and social relations. Thus, according to several studies, the consumption of alcohol by students may result in poor academic performance. However, much depends on the degree of dependence that the user can have with alcohol so that it gives more importance to the consumer than for social relations. This scientific study consisted of a survey in the form of questionnaires to a number of 40 students who attend the morning and afternoon of the 6th to 9th grade in the State College "X " in the city of Goioerê / Pr to meet the following objectives, identify reasons why students interviewed have experienced or are consuming alcohol, and even if this habit of consumption interferes with the normal pace of schooling. The results for the interview allowed the confirmation of scientific facts in the literature on this subject. Confirmed that regular consumption of alcohol by students interviewed as interference factor in school performance can not be guaranteed , as there are other factors , such as indiscipline , lack of interest , depression , relationship problems and personal with the teacher , besides the influences of friends and family . Other data also showed that, for the fact that the students and their parents are not alcoholics, but , consumers consume only once a week or month. Also proved by figures which showed to be greater the amount of students who belong to the afternoon compared to the morning who consume alcohol frequently so and who failed a grade. Finally, it was also found to answer 99% of the alcohol did not affect the pace school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAlcoolismo - Prevençãopt_BR
dc.subjectAlcoolismo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBebidas alcóolicas - Consumopt_BR
dc.subjectAlcoholism - Preventionpt_BR
dc.subjectAlcoholism - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDrinking of alcoholic beveragespt_BR
dc.titleO álcool como fator de interferência no ensino fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoExistem que contribuem para que crianças e adolescentes experimentem ou tornam-se consumistas ou dependentes do álcool, podendo ser de origem biológica, psicológica e social, que são influenciadas pelos amigos ou familiares. Há também, outros fatores que contribuem para que isso ocorra, tais como influências de subculturas, de modismos e dos problemas da vida. O hábito de consumo pode ocasionar diversos prejuízos ao indivíduo, tais como, no desempenho profissional, no funcionamento psicológico e nas relações sociais. Dessa forma, segundo diversas pesquisas, o consumo de álcool pelos estudantes pode ocasionar baixo rendimento escolar. Entretanto, depende muito do grau de dependência que o usuário possa a ter com o álcool para que ele dê mais importância ao consumo do que para as relações sociais. Este trabalho científico consistiu de uma pesquisa em forma de questionários aplicados a um número de 40 alunos que cursam nos períodos matutino e vespertino do 6º ao 9º ano no Colégio Estadual “X” na cidade de Goioerê/Pr para atender os seguintes objetivos, identificar os motivos que levaram os estudantes entrevistados a terem experimentado ou estarem consumindo álcool, e ainda, se este hábito de consumo interfere no ritmo normal de escolaridade. Os resultados obtidos pela entrevista possibilitaram a confirmação dos fatos científicos presentes na literatura sobre este assunto. Confirmaram que não pode ser garantido o consumo frequente de álcool pelos alunos entrevistados como fator de interferência no desempenho escolar, pois existem outros fatores, tais como, indisciplina, desinteresse, desânimo, problemas de relacionamento com o professor e pessoais, além das influências de amigos e de familiares. Outros dados também demonstraram isso, pois o fato dos alunos e seus pais não serem alcoólatras, mas sim, consumidores por consumirem somente uma vez na semana ou no mês. Provaram também por meio de dados quantitativos que apontaram ser maior a quantidade de alunos que pertencem ao período vespertino quando comparados com os do matutino que consomem álcool de modo frequente e que reprovaram de ano. Por último, foi constatado também como respostas de 99% dos alunos que o álcool não interferiu no ritmo escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sehn, Elizandra
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_64.pdf212,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.