Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPassos, Cristina Scoton Ortiz
dc.date.accessioned2020-11-24T19:10:48Z-
dc.date.available2020-11-24T19:10:48Z-
dc.date.issued2014-04-05
dc.identifier.citationPASSOS, Cristina Scoton Ortiz. A experimentação no ensino de ciências na busca de uma aprendizagem significativa: possibilidades e limites. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21743-
dc.description.abstractIt is well known that experimentation is of paramount importance in all areas, in all modes of teaching and learning at all levels, but unfortunately not all educators, have this commitment during their classes, more specifically in science class. Taking into account such realization arose the interest in the theme proposed in the present work, which had as its theme "the experimentation in science education in the search for a meaningful learning: Possibilities and limitations", which sought to contribute with educators in General, since it will show the importance of the same use of experiences in their day-to-day work so that learners understand the science content in meaningful ways. Aimed to analyze the general importance of trial for teaching science, highlighting the possibilities and the limits found for the development of this practice, and to achieve this objective, in the course of the text sought to report a brief history of the teaching of Sciences, describe the importance of experimentation in General, report the importance of the educator in the teaching and learning process, presenting data related to learning through experimentation as well as expose situations that demonstrate the use of learning experiences. The methodology used for the development of the work was by means of bibliographical research and quantitative, and for such diverse readings was used in books, magazines, internet, periodicals, among other sources of information. It was also verified a learning situation in a classroom of fifth grade of elementary school to a school in the public schools of the municipality of Siqueira Campos/PR. The results showed that teachers agree on the importance of conducting experiments, and who perform whenever they can.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Experiênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectScience - Experimentspt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleA experimentação no ensino de ciências na busca de uma aprendizagem significativa: possibilidades e limitespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoÉ sabido que a experimentação é de suma importância em todas as áreas, em todas as modalidades de ensino e em todos os níveis de aprendizagem, mas infelizmente nem todos os educadores, têm esse comprometimento durante as suas aulas, mais especificamente nas aulas de Ciências. Levando em consideração tal constatação surgiu o interesse pelo tema proposto no presente trabalho, o qual teve como temática “A experimentação no Ensino de Ciências na busca de uma aprendizagem significativa: Possibilidades e Limites”, que procurou contribuir com os educadores de forma geral, uma vez que mostrará a importância dos mesmos utilizarem-se de experiências no seu dia-a-dia de trabalho para que os educandos compreendam o conteúdo de Ciências de maneira significativa. Teve como objetivo geral analisar a importância da experimentação para o ensino de Ciências, destacando as possibilidades e os limites encontrados para o desenvolvimento dessa prática, e para alcançar tal objetivo, no decorrer do texto procurou-se relatar um breve histórico do ensino de Ciências, descrever sobre a importância da experimentação de maneira geral, relatar a importância do educador no processo de ensino e aprendizagem, apresentar dados referentes a aprendizagem através da experimentação bem como expor situações que demonstrassem aprendizagem com a utilização de experiências. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi mediante Pesquisa Bibliográfica e quantitativa, e para tal utilizou-se de leituras diversificadas em livros, revistas, internet, periódicos, entre outras fontes de informação. Também foi verificada uma situação de aprendizagem numa sala de aula do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pertencente a rede pública de ensino do município de Siqueira Campos/PR. Os resultados mostraram que os professores concordam com a importância da realização de experimentação, e que as realizam sempre que podem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014-14.pdf991,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.