Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Adenildo Brito de
dc.date.accessioned2020-11-24T19:10:29Z-
dc.date.available2020-11-24T19:10:29Z-
dc.date.issued2015-12-05
dc.identifier.citationALMEIDA, Adenildo Brito de. Uso de tecnologia nas aulas de astronomia - sob um olhar interdisciplinar. 2015. 60 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21733-
dc.description.abstractThis work was the subject astronomy education, emphasizing the use of technology and its interdisciplinary historical importance in the construction of knowledge, an issue that enchants the different age groups, regardless of culture, ethnicity or religion. The school as an entity responsible for the individual school must be concatenated with the astronomical teaching, it should be used as a stimulus object of study to arouse pleasure in learning. While working a quantitative survey among teachers of basic education was held on 33 jurisdictional schools to the Regional Center for Goioerê of Education, to collect information on existing educational technologies, as the theme is covered and what methodology is used in astronomy education and indicate the use of educational tools and viable pedagogical procedures to contribute to the education of the student, under the conditions provided by the educational institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectConstelaçõespt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectConstellationspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleUso de tecnologia nas aulas de astronomia - sob um olhar interdisciplinarpt_BR
dc.title.alternativeTechnology use in schools of astronomy - under a look interdisciplinarypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o ensino de astronomia, enfatizando o uso das tecnologias e sua importância histórica interdisciplinar na construção do conhecimento, tema que encanta as diversas faixas etárias, independente da cultura, etnia ou religião. A escola enquanto entidade responsável pela escolarização do indivíduo deve estar concatenada com o ensino astronômico, devendo ser utilizado como objeto de estudo de estimulo para despertar o prazer pelo aprender. Durante o trabalho foi realizada uma pesquisa quantitativa entre os docentes da educação básica, nas 33 escolas jurisdicionadas ao Núcleo Regional de Educação de Goioerê, para coletar informações quanto as tecnologias educacionais existentes, como a temática é abordada e qual metodologia é utilizada no ensino da astronomia, e indicar o uso de ferramentas educacionais além de procedimentos pedagógicos viáveis que contribuam para a formação do aluno, dentro das condições fornecidas pelas instituições de ensino.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Scherpinski, Neusa Idick
dc.contributor.referee1Scherpinski, Neusa Idick
dc.contributor.referee2Costa, Michelle Budke
dc.contributor.referee3Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_2.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.