Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Jaqueline Bispo dos
dc.date.accessioned2020-11-24T19:09:54Z-
dc.date.available2020-11-24T19:09:54Z-
dc.date.issued2015-12-04
dc.identifier.citationREIS, Jaqueline Bispo dos. A importância e as dificuldades sobre a abordagem do tema sexualidade na disciplina de ciências no ensino fundamental. 2015. 34 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21711-
dc.description.abstractTo reach an understanding of how teachers deal with the manifestations of sexuality in the classroom, we seek to understand what are the biggest problems faced. Thus the study aimed to identify the importance and the main difficulties on teaching of sexuality in the final grades of elementary school (6th to 9th year) in the discipline of science. The choice developed in emphasis to be an issue that should be addressed early on in school, because it is present in the individual's life all the time. The research was qualitative nature and developed with teachers from five schools through an interview with the intention of providing a more rigorous study of the possible data collected. It was found that the main difficulties that teachers face when working sexuality within the classroom, would be unwilling to discuss some issues and be interpreted otherwise by the parents of students, by religion, or are in doubt as to discuss some issues because some taboos, prejudices and thoughts of common sense. However the family and the school need to understand the value of discussing sexuality as a guidance tool and education. The teacher need to have a strong interest in developing this content within the classroom, since the subject has difficult concepts to address the teacher to go through a personal reflection on the matter and to review their own values, feelings, taboos and prejudices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveispt_BR
dc.subjectEstudantes - Saúde e higienept_BR
dc.subjectSex instructionpt_BR
dc.subjectSexually transmitted diseasespt_BR
dc.subjectStudents - Health and hygienept_BR
dc.titleA importância e as dificuldades sobre a abordagem do tema sexualidade na disciplina de ciências no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe importance and the difficulties on the theme sexuality approach to discipline science in elementary educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoPara alcançarmos a compreensão da maneira como os professores lidam com as manifestações da sexualidade em sala de aula, buscamos entender quais são os maiores problemas enfrentados. Com isso o estudo teve como objetivo identificar a importância e as principais dificuldades sobre o ensino da sexualidade nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) na disciplina de ciências. A escolha se desenvolveu em ênfase de ser uma questão que deve ser tratada desde cedo na escola, pois o mesmo está presente na vida do individuo o tempo inteiro. A pesquisa teve cunho qualitativo e se desenvolveu com os professores de cinco escolas por meio de uma entrevista com a intenção de proporcionar um estudo mais rigoroso dos possíveis dados coletados. Verificou-se que as principais dificuldades que os professores enfrentam ao trabalhar sexualidade dentro da sala de aula, seria o receio em discutir alguns assuntos e serem interpretados de outra forma pelos pais dos alunos, pela religião, ou ficam em dúvida de como discutir alguns temas devido alguns tabus, preconceitos e pensamentos do senso comum. Entretanto a família e a escola precisam compreender o valor de se discutir a sexualidade como instrumento de orientação e educação. O professor precisa ter um grande interesse em desenvolver este conteúdo dentro da sala de aula, já que o assunto possui conceitos difíceis de abordar, o professor precisar passar por uma reflexão pessoal sobre a matéria e fazer uma revisão dos seus próprios valores, sentimentos, tabus e preconceitos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.contributor.referee1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.contributor.referee2Costa, Michelle Budke
dc.contributor.referee3Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_44.pdf478,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.